Cruz Vermelha lança site para buscar pessoas desaparecidas em conflitos e catástrofes

Foto: Reprodução/ICRC/DI SILVESTRO/Jean-Patrick
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha anunciou o lançamento de um site de busca de pessoas desaparecidas que foram separadas de suas famílias por conflitos armados, catástrofes naturais e outras situações que impossibilitaram restabelecer contato.
Apesar de a Cruz Vermelha ter desenvolvido iniciativas similares, lançando 23 sites do gênero a partir de 1996, o primeiro relacionado à guerra na Bósnia, o site familylinks.icrc.org é o primeiro portal com abrangência internacional. Ou seja, a ideia não é atender a vítimas de uma catástrofe específica, nem organizar uma campanha ligada a um único país ou conjuntura, mas oferecer uma solução aberta a um problema global.
Em um formulário disponível no site, o usuário seleciona seu país de origem e o país onde deseja procurar a pessoa desaparecida.
Desta forma, a Cruz Vermelha busca complementar bancos de dados específicos que se localizam em diferentes países ou regiões do mundo, gerando uma solução que permita reunir pessoas separadas por conflitos armados, situações de violência, catástrofes naturais ou que simplesmente fugiram de casa por alguma dificuldade. O trabalho conta com o apoio de centenas de voluntários da organização ao redor do mundo.