Analisar as condições de trabalho permite a elaboração de estratégias de gestão de saúde e segurança no trabalho mais eficazes.

É importante realizar um diagnóstico inicial para conhecer as características da empresa, dos trabalhadores e dos ambientes de trabalho. O primeiro passo é mapear os processos de produção e atividades relacionadas para conhecer as principais etapas.

Depois é necessário avaliar os riscos para identificar as fontes de perigo. A empresa deve se informar sobre os requesitos legais e outras medidas que supram o cumprimento da legislação e de acordos ou contratos firmados.

Estabelecer metas e objetivos são fundamentais para que a direção da instituição saiba aonde quer chegar, e ajudam a direcionar os esforços.

A empresa precisa definir o controle operacional, medição e monitoramento, para estabelecer o ciclo básico de gerenciamento de saúde e segurança no trabalho.

Adotar práticas que melhorem as condições nos ambientes de trabalho, e previnam acidentes, aumentam a produtividade e consolidam a cooperação e o comprometimento de todos, além de diminuir gastos com passivos trabalhistas.