Vou fazer uma breve explanação sobre Radiações para levar um pouco mais de conhecimento sobre esse assunto. Temos uma NR que  trata sobre esse assunto mais não abrange plenamente, sendo necessário a busca por outras legislações, ela é a NR 15 no Anexo 7.


Denomina-se como fenômeno natural, que pode ocorrer de muitas formas. Dependendo da quantidade de energia, a radiação pode ser classificada em ionizante e não-ionizante.

RADIAÇÕES IONIZANTES:
Possuem relativamente baixa energia. De fato, elas estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, o calor e as ondas de rádio são formas comuns de radiações, sua frequência é igual ou menos que a luz (luz ultra-violeta).
Elas não alteram o átomo, mas ainda assim algumas podem causar problemas de saúde. Esta provado, por exemplo que as microondas podem causar além de queimaduras, danos ao sistema reprodutor.

RADIAÇÕES IONIZANTES:
Oferecem riscos à saúde dos indivíduos expostos. São assim chamadas pois produzem uma ionização dos materiais sobre os quais incidem, isto inicialmente neutras em partículas eletricamente carregadas. As radiações ionizantes são provenientes de materiais radioativos como é o caso dos raios alfa (a) , beta (b) e gama (g), que são produzidas artificialmente em equipamentos como é o caso do Raio X. A Radiação Ionizante também é considerada a que possui mais energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Pode danificar as células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves como câncer, levando até a morte.

EXEMPLOS: Raio X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear.




Aqui podemos ver como acontece a penetração das radiações em alguns materiais e no nosso corpo.





USO DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

Conservação de alimentos: hoje muitos alimentos são conservados através da incidência da radiação ionizante sobre eles. A conservação dos alimentos, através deste método depende da intensidade da radiação. Quanto maior a intensidade, maior o tempo de duração do produto e menores, os cuidados adicionais de conservação que devem serem tomados.

MEDICINA NUCLEAR: Através de tratamentos terapêuticos, como a radiologia e sua esterilização de materiais cirúrgicos, tais como: luvas e seringas. Eliminando bactérias por meio de radiação. Exames e diagnósticos: como Raio X, Cintilografia, Tomografia.

AGRICULTURA: Na Agricultura algumas técnicas, conseguem obter novas variedades de plantas, através da irradiação de sementes e plantas. Também no controle e iluminação de insetos, estilização dos machos pela irradiação.

INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: Usando a radiografia e a gamo-grafia para detectar a descontinuidade em chapas de tubulações.


ALTERAÇÃO NA PLACA DE SEGURANÇA SOBRE RADIAÇÃO


 

                            Antes                                                                                                      Hoje

Hoje ainda não são todos os lugares que utilizam a placa nova mesmo estando a disposição para tal.