Cuidados na hora de escolher uma farmácia de manipulação

Comprar remédios e cosméticos manipulados é uma escolha cada vez mais comum dentre os brasileiros.Segundo dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação, com quase dez mil estabelecimento do gênero. Com uma quantidade tão grande, é preciso estabelecer alguns critérios na hora de escolher o melhor cosmético ou medicamento manipulado.

Por esta razão, algumas dicas simples podem ajudar o consumidor a escolher um local seguro e idôneo. A farmacêutica Anelise H. Leite Taleb, alerta que, antes de mais nada, deve-se verificar se a farmácia oferece assistência de um farmacêutico em tempo integral. “Enquanto a loja estiver aberta, prestando atendimento ao público, o farmacêutico precisa estar presente e habilitado para sanar qualquer dúvida do cliente acerca da quantidade, qualidade e eficácia dos ativos que serão manipulados. E, se necessário, após consultar o médico, realizar a troca de um dos componentes por um outro similar, sem alterar a finalidade da fórmula prescrita”, explica Anelise.

Os cuidados não param por aí. O estabelecimento deve ter em local visível o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária que certifique a boa higienização do local e dos funcionários. “Prefira as farmácias nas quais é possível observar, como em alguns restaurantes, por meio de uma parede de vidro, o manipulador trabalhando. Aproveite para reparar se ele está com toca, luvas, máscara e avental e as condições de higiene do equipamento onde são manipuladas as fórmulas. São detalhes que podem evitar contaminação do produto”, alerta Anelise.

Atualmente, nem todo cosmético ou medicamento deve, necessariamente, haver uma receita médica para manipulação, quer dizer, o farmacêutico pode indicar um cosmético para a pessoa que tem pele seca, por exemplo. No entanto, independe te ter prescrição do médico ou do próprio farmacêutico, o produto deve conter no rótulo o nome do prescritor, número de registro da receita na farmácia, data de manipulação e validade, dosagem, modo de usar e a identificação da farmácia e do farmacêutico.

Medicamento com dosagem igual ao industrializado não é eticamente bem aceito, isto é, parte-se do pressuposto de que o paciente que procura a farmácia de manipulação não se adapta bem a dosagem do produto industrializado ou está em tratamento dermatológico como alergias e melasmas, começo de gravidez ou tratamento com hormônios Bioidênticos. Esses pacientes são conhecidos como "Borderline”.

Nem sempre é possível observar todos os requisitos e detalhes para identificar uma farmácia idônea. Alguns medicamentos como hormônios e antibióticos, por exemplo, devem ser manipulados em salas específicas. “Contudo, se alguns desses itens observados forem satisfatórios, já é um indicio de que o local busca atender a todas as exigências legislativas e de higiene. Quero alertar, também, que a excelência de qualidade não se limita só a estrutura física, mas ainda qualidade no pré, durante e pós-atendimento, isto é, educação do funcionário, pontualidade na entrega do produto e valorizar o feed back do cliente sobre a eficácia do produto adquirido”, conclui a farmacêutica.

Outras dicas
Medicamento manipulado só pode ser vendido em farmácia licenciada.
Não compre produtos manipulados em consultórios médicos, clínicas de estética, SPAs ou academias. O estabelecimento oficial e legal para a venda desses produtos é a farmácia de manipulação.
Prestar atenção nos preços, nem sempre a  farmácia mais barata é a melhor.