“Questiona os programas de reconhecimento com base somente na ocorrência de "incidentes zero', sem levar em consideração aos comportamentos condizentes com os valores que criam um ambiente de trabalho seguro”

A sua empresa tem um programa de segurança do trabalho?

Mesmo em organizações que têm grande parte de seus empregados baseada em escritórios, mantê-los conscientes quanto à segurança do trabalho não só os beneficiam e a liderança também, por meio da redução de dias perdidos por doença ou lesão, mas também comunica aos empregados o que a empresa, de fato, se preocupa com a sua saúde e bem estar.

Claro que, em indústrias, incluindo manufatura, construção, engenharia, energia e assim por diante, saúde e segurança e meio ambiente são muitas vezes fundamentais para o sucesso da empresa. As agências reguladoras podem fechar os locais de trabalho ou impor multas que podem custar a uma empresa futuros contratos.

O problema com os reconhecimentos de "sem incidentes de segurança "profissional-saudável

Nessas organizações, com um compromisso com a segurança, que consideram a importância de reconhecimento, as conduzem a um novo nível de urgência.

A maioria das empresas com um consolidado programa de saúde e segurança do trabalho e meio ambiente também oferece algum tipo de incentivo ou programa de recompensa para encorajar os resultados desejados. Mais raro, no entanto, são os programas que, em primeiro lugar, reforçam os comportamentos desejados.

Caso em questão: Os típicos reconhecimentos "sem incidentes de segurança". Estes são estruturados de tal forma que, pura e simplesmente, se nenhum incidente são incorridos ou relatados, então os empregados são recompensados​​. Mas, em muitos casos, esses tipos de programas só servem para encorajar os empregados a varrerem os incidentes para debaixo do tapete.

Outro desafio é a postura muitas vezes reativa para os desafios de segurança. Muito melhor é promover comportamentos proativos desejados que criam um ambiente de trabalho seguro.

5 dicas para um ambiente de trabalho mais preocupado com a segurança

1.  Determine 3 a 5 valores fundamentais para a segurança em seu ambiente de trabalho. Por exemplo, inovação, coragem, liderança e eliminação proativa de riscos.

2.  Estruture um programa de reconhecimento estratégico de segurança para encorajar a somente reconhecer os empregados quando eles demonstram comportamentos críticos alinhados com esses valores, levando a um ambiente de trabalho mais seguro. Por exemplo, reconhecer um colega pela "coragem”, quando ele escolheu fechar um local de trabalho até que uma situação insegura fosse resolvida.

3.  Comunique intensivamente e treine os empregados sobre a nova abordagem para reconhecer e premiar comportamentos compatíveis com os valores fundamentais da segurança. Certifique-se que a ênfase é colocada em reconhecer e recompensar os comportamentos e ações diárias que levam a um ambiente de trabalho mais seguro (e não apenas a prevenção de incidentes de segurança).

4.  Use os dados agora disponíveis através do programa de reconhecimento de segurança para caracterizar aquelas pessoas que mais frequentemente contribuem para um ambiente de trabalho seguro.

5.  Mantenha o ritmo, compartilhando regularmente histórias detalhadas de reconhecimento de segurança em torno de um determinado valor a cada mês.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

IRVINE, D. 5 Ways you can help build a strong workplace culture of safety. TLNT – The Business of HR. Disponível em < http://www.tlnt.com/2013/09/04/5-ways-you-can-help-build-a-strong-workplace-culture-of-safety/?utm_source=TLNT&utm_campaign=d7ae590830-tlnt-daily-why-we-need-to-hold-managers&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-d7ae590830-287621617 > Acessado em 08 de Set. 2013.