29 de setembro de 2013

Norma ISO


ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão da qualidade.

Já o conjunto de normas ISO 3166 é um padrão para códigos de países e suas subdivisões, e tem como objetivo estabelecer códigos internacionalmente reconhecidos para a representação de nomes, territórios ou áreas de interesse geográfico e suas subdivisões, não estabelecendo, no entanto, nomes dos países, somente códigos de representação. Os nomes dos países em ISO 3166 vêm de fontes das Nações Unidas. As subdivisões dessas normas são:

• ISO 3166-1:2006 ‒ a parte 1 é a versão mais recente da norma, que são códigos para a representação dos nomes dos países e suas subdivisões. É a mais utilizada;
• ISO 3166-2:2007 ‒ estabelece os códigos para as principais subdivisões, como estados e províncias, de todos os países codificados pela ISO 3166-1;
• ISO 3166-3:1999 ‒ estabelece nomes para os países que foram excluídos da ISO 3166-1.

A família ISO 14000 aborda diversos aspectos da gestão ambiental, oferecendo ferramentas práticas para as empresas e organizações que procuram identificar e controlar seu impacto ambiental e ter uma melhora constante nesse quesito. A ISO 14001:2004 e a ISO 14004:2004 têm foco em gestão ambiental, as outras normas possuem foco em alguns pontos específicos de gestão ambiental, como análise de ciclo de vida, comunicação e auditoria. Como as empresas e organizações não operam em um vácuo e dependem de sua relação com a sociedade, há também um conjunto de normas que leva em conta o desempenho global de uma empresa em relação à sociedade. A ISO 26000:2010 oferece às empresas orientações de como podem operar de uma forma socialmente responsável, com ética e transparência, contribuindo para a saúde e bem estar da sociedade. Esse conjunto de normas não oferece regulamentações, somente orientações.

Para finalizar essas famílias de normas mais populares da ISO, temos a ISO 31000:2009, que é um conjunto de normas para gestão de riscos, que podem afetar organizações em termos de desempenho econômico e reputação profissional, podendo ajudar a empresa ou organização a atingir objetivos, identificar oportunidades e ameaças, além de efetivamente alocar e utilizar recursos para tratamento de riscos. Pode ser utilizada por qualquer empresa de qualquer setor, independente do tamanho, não pode ser usada para fins de certificação.

Algumas normas ou standards importantes da ISO:

ISO 31 - Tamanhos e unidades.
ISO 1000 - Unidades SI e recomendações para o uso de seus múltiplos e de algumas outras unidades.
ISO 216 - Formatos e dimensões de papel - série A e B.
ISO 269 - Formatos e dimensões de envelopes.
ISO 639 - Códigos para representação de nomes de línguas.
ISO 1337 - Padronização para linguagem de internet.
ISO 2108 - Sistema internacional de identificação de livros, ISBN.
ISO 3166 - Códigos de países e subdivisões.
ISO 4217 - Códigos de moeda.
ISO 5218 - Convenção numérica para representação de sexos.
ISO 5800 - Sensibilidade das películas fotográficas.
ISO 7810 - Normas para cartões ID-1,ID-2 e ID-3 (de identificação, bancários, passaporte, carta de condução).
ISO 7811 - Métodos de gravação em cartões ID1.
ISO 7813 - Características adicionais de cartões ID-1.
ISO 7816 - Cartões ID-1 com micro circuitos integrados.
ISO 8601 - International Standard Date and Time Notation.
ISO 8859 - Codificação de caracteres em fontes, as quais incluem o ASCII (p.ex. ISO-8859-1, ISO-8859-2).
ISO 8879 - Standard Generalized Markup Language (SGML).
ISO 9000 - Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção.
ISO 9660 - Sistema de ficheiros para CD-ROMs.
ISO 9899 - A linguagem de programação C.
ISO 10006 - Gestão da qualidade (aplicada em gestão de projetos).
ISO/IEC 10179:1996 - Semânticas de Estilo de Documentos e Linguagem de Especificações (DSSSL).
ISO/IEC 10646 - Universal Character Set (equivalente ao Unicode).
ISO 14000 - ISO 14064 Normas de gestão do ambiente em ambientes de produção.
ISO 14772 - Virtual Reality Modelling Language VRML.
ISO/IEC 14882 - A linguagem de programação C++.
ISO/IEC 15504 SPICE ISO - Sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de SW.
ISO/IEC 17024 - Avaliação de conformidade para estabelecer requisitos gerais para organismos que realizam certificação de pessoas.
ISO/IEC 17799 - Tecnologia da informação: código de conduta para a gestão da segurança da informação.
ISO/IEC 12207 - Tecnologia da informação: define processo de desenvolvimento de software.
ISO 20000 (ISO/IEC 20000) - Tecnologia da informação: define processos de gerenciamento de serviços de TI.
ISO/IEC 26300 - OpenDocument Format, ODF.

As ISO tem um processo de desenvolvimento com os países que a adotam como meio de padronização e há, em média, duas reuniões internacionais por ano. Nos intervalos entre estas reuniões, os trabalhos são realizados eletronicamente onde elas são geradas.
São normas que se utilizando de manuais, chec list e outras ferramentas para auxiliar em seu cumprimento, buscando sempre a excelência no final de sua aplicação.
Segue o link do Site da ISO para quem procura um pouco mais de informação. CLIQUE AQUI   


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