Por mais simples que pareçam, máquinas e outros equipamentos requerem do operador conhecimentos completos para que o trabalho seja executando com segurança.

Não basta conhecer os comandos e os movimentos da máquina e saber como conseguir o produto que dela se espera, é imprescindível que também os perigos e meios de neutraliza-los sejam conhecidos.

Como as máquinas sempre são atrativas à curiosidade, ou ao interesse das pessoas em aprender a operá-las, torna-se uma porta aberta a pratica de atos inseguros. Isto ocorre quando as pessoas não conhecem a máquina o suficiente, e tentam operá-las clandestinamente. Às vezes o desconhecimento de pequenos detalhes da máquina é suficiente para que resultem em acidentes.

Para operar segura e eficientemente qualquer máquina ou equipamento é necessário conhece-los bem.  E para cada tipo de máquina existe um treinamento de capacitação, onde esse operador irá receber informação valiosas para a sua segurança e das pessoas que estão em seu entorno, também receberá informações sobre a legislação vigente que normatiza o tipo de atividade com a máquina em questão, uso de E.P.I e a base de segurança geral. 

As Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e outras legislações preveem que o operador seja capacitado ( passando por treinamento teórico e pratico, onde obtenham aprovação para desempenhar tão atividade. ) 

Não faça uso de nenhuma máquina se você não for habilitado e capacitado para isso.

Algumas regras de segurança para operação de máquinas e equipamentos:
  • Treinamento prático por profissional;
  • Ter conhecimento das Normas de Segurança;
  • Treinamento em manutenção do equipamento;
  • Uso de Equipamento de Proteção Individual (E.P. I);
  • Qualquer defeito apresentado na máquina comunique imediatamente;
  • Qualquer funcionário que estiver operando clandestinamente qualquer tipo de máquina ou equipamento sofrerá punições previstas por lei;
  • Só podem ser consideradas habilitadas as pessoas que conhecem a máquina que opera, também sob o ponto de vista da Segurança;
  • Jamais fornecer carona a outra pessoa se a máquina não possuir assento e cinto de segurança adicionais para isso, grande parte dos acidentes com maquinas são causados por meio de caronas clandestinas, onde a pessoa se assenta na concha da pá carregadeira ou no para lamas do trator etc...
 Seguindo essas dicas e as normas de segurança, dificilmente iremos ter acidentes.