Olá leitores do Blog SNC!, hoje trago uma matéria sobre brigada de incêndio em canaviais, essa matéria nós tivemos uma pequena participação na Edição nº 22  Junho de 2015 da Revista Cana Online . Espero que gostem da matéria. A Revista on line está disponível para Download.

  • Aguarde a revista carregar e boa leitura!



Algumas Questões comuns sobre a Incêndio em Canaviais.

Quais são as principais causas de incêndios em canaviais? Estiagem, descuido humano, bitucas de cigarros lançadas em rodovias e estradas rurais que tangencia os canaviais, queima não controlada  em  pastos  e  canaviais,  queima  de  lixo  e por  pessoas  que  praticam  atos  de vandalismo colocando fogo nos canaviais.  
 
Existem condições que favorecem os incêndios? Condições climáticas é uma delas, a estiagem, o clima muito quente por si só já é um fator. As atividades humanas em relação aos desmatamentos e atividades agrícolas. O uso de soltar balões também contribui muito.
 
Incêndios criminosos são comuns? Quais seriam os motivos?Sim, são comuns, os motivos são diversos, um deles é o adiantamento do corte da cana, rinha entre produtores, pessoas que soltam balões.
 
O que deve ser feito para prevenir esses incêndios?Devemos ter pessoal treinado e capacitado par atender esse tipo de emergência, a empresa deve possuir equipamento de combate a incêndio especifico. Deve ser feito aceiros secos  e aceiros molhados ( caso já tenha iniciado o principio de incêndio ), devemos possuir o PAME - Plano de Auxilio Mutuo a Emergência em conjunto com empresas da região. Manter vigilância constante nos canaviais, essa vigilância pode ser própria ou contratada.
 
Quais equipamentos são necessários para essa prevenção e combate?Precisamos ter Mirante ( plataforma de observação posicionada em ponto estratégico ), Caminhão Pipa ( ou caminhão Bombeiro ), Abafadores, mangotes, mangueiras, esguichos, EPI - equipamento de proteção individual adequado para os brigadistas, veículos leves para apoio, ambulância ( caso ocorra emergência com vitimas ). Algumas empresas se utilizam de espuma nos caminhões para economizar agua e abafar o fogo sem causar mais danos.
 
Quais as características de uma brigada de incêndios para combate a incêndios em canaviais?A brigada deve ser constituída de pessoal treinado e capacitado para esse tipo de atendimento, devem estar aptos para o uso dos EPI's necessários, para uso dos caminhões bombeiro e manuseio de mangueiras, devem estar aptos a ministrar primeiros socorros se for necessário.
 
Como funciona o treinamento para o combate a incêndios?Os treinamentos  são anuais  aos brigadistas  (teóricos  e  práticos),  capacitando  quanto  aos  métodos  preventivos  e  de combate  a  incêndios. Também é aplicado curso de primeiros socorros, usos de EPI adequado. Mais não se limita só a isso, boa parte das empresas que treinamos, também optam por aperfeiçoar os conhecimentos de seus brigadistas nas questões de Proteção Respiratória, Produtos Químicos, Segurança com eletricidade entre outros.  
 
Vocês realizam treinamentos nas usinas? Como funcionam?Sim, realizamos. A principio nos reunimos com os integrantes da engenharia e segurança do trabalho para termos uma ideia do que eles já possuem como brigada, após essas informações temos a condição de indicar a melhor forma de treinamento, de dizer se é necessário novo dimensionamento dessa brigada, determinamos carga horária e conteúdo programático adequado conforme legislação vigente.
 
Quantas turmas você já formaram? Quantas estão em andamento?Ao logo de nossa jornada de Formação e Reciclagem das Brigada de Combate a incêndio em Canavial, formamos em média 53 turmas anuais, sendo que basicamente todas estão em atividade. 

Fontes e Créditos:
Cana Online - Site Cana Online
Eduardo F Mendes - Grupo Alpha Seg Treinamentos  | Blog SNC!