Eu pensei em falar um pouquinho sobre cipa, tendo em vista que na internet ao que se refere a segurança do trabalho o Tema Cipa é um dos que mais apresentam conteúdo. Meu intuito não é ficar fazendo artigos com mais do mesmo, pensei em disponibilizar um treinamento muito bem elaborado e 2 vídeos de auxilio. Vou abordar por baixo o que é a cipa só para termos uma ideia da coisa. 

Como surgiu a CIPA?
A CIPA surgiu de uma recomendação do OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 1921 e transformou-se em determinação legal no Brasil em 1944, 23 anos depois (decreto-lei 7036, artigo 82).

Qual a utilidade da CIPA?
Melhorar as condições de trabalho, tanto em processos como em relações entre empregados e direção, com objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Atuando sempre em conjunto com os demais setores da empresa.

Formação da CIPA
Obedecendo ao Quadro I da NR 05, é dividida entre eleitos e designados. Por meio de votação, entre os empregados surgem os eleitos e os designados são escolhidos pelo empregador. É dividido por partes iguais, se houver 2 eleitos terá 2 designados.

A CIPA é uma das ferramentas de maior importância em uma empresa quando ela funciona, sim quando ela funciona, sabemos que muitas empresas tem a cipa mas é apenas para cumprir norma. A cipa bem treinada e bem estruturada com pessoas comprometidas com os interesses da empresa e dos funcionários com certeza gerará grande beneficio a todos ( funcionários e empresa ).

Vale lembrar que a CIPA não trabalha sozinha, seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho.

Cabe à CIPA investigar os acidentes e promover e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança, bem como a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

Bom, é isso, já fiz a apresentação da Cipa agora deixo com vocês o material para Download Grátis. Material para treinamento de Cipa, espero que aproveitem bem.


 Treinamento Cipa


Segue link dos vídeos para auxilio.

Cipa parte 1



Cipa parte 2 




Bons estudos!

Fonte dos Vídeos
Sesi - Projeto 100% Seguro
https://www.youtube.com/channel/UC6VRuvR9oLPSassuoGC5qww