Equipamento versátil e eficiente no ambiente da construção civil, equipamento de grande precisão e rendimento. Mas deve ser tomado alguns cuidados quando em operação para evitarmos acidentes no seu manuseio.
Segue algumas dicas para facilitar a vida do operador e garantir que nada dará errado.



Lembre-se: Na empresa é necessário o Treinamento para Ferramentas Elétricas Rotativas, dessa forma o operador fica mais esperto, reconhece mais riscos e aprende a se proteger melhor.


Dicas de utilização:

1. Prenda de forma segura o material a ser cortado. O ideal é utilizar um grampo para marceneiro.

2. Tenha cuidado ao montar os discos, assegurando-se que a fixação seja pelo eixo da ferramenta e que a banda de corte não esteja em contato com qualquer outro elemento da serra quando em rotação.

3. Não use (nem tente reparar e utilizar) discos de serra circular que estejam rachados, empenados ou deformados.

4. Assegure-se de limpar as superfícies de fixação para remover sujeira, graxa, óleo e água.

5. Ajustar a profundidade do corte não mais que em 5 mm além da espessura do material que está sendo cortado. Use sempre óculos e luvas de segurança durante a execução das atividades.



6. Não tente reafiar a serra, sempre procure um profissional, pois a reafiação errada poderá danificá-la ou alterar sua geometria, tornando-a perigosa.

7. Não use o disco se este tiver dentes danificados, faltando ou gastos.

8. Certifique-se que a velocidade da máquina não exceda o limite máximo de operação do disco.

9. Não continue a usar os discos de serra circular quando o tamanho da ponta de metal duro estiver menor que 1 mm.

10. Nunca comece um corte no topo da madeira aterrissando o disco, isso é muito perigoso.

11. Não faça cortes curvos.

Os EPI's são muito importantes para garantir que o operador da serra não venha a sofrer ferimentos ou que reduza a gravidade desse caso ocorra.
indicamos os seguintes EPI's:

Protetor facial: Protege por completo a face do operador, uma vez que é extremamente resistente ao impacto de partículas.

Respirador descartável PFF1: Proteção contra a aspiração de poeiras e névoas não oleosas que são produzidas nos processos de trabalho.

Óculos de proteção: Evita o impacto de partículas contra os olhos do operador quando em trabalhos;

Protetores auditivos: Produz consideravelmente de ruídos, especialmente daqueles produzidos pelo disco, garantindo um trabalho mais focado.


Lembre-se que esses equipamentos devem possuir suas proteções originais, afim de garantir a integridade física do operador, evitando assim acidentes.
Não desmonte, não retire peças, não faça "gambiarras". Mantenha seu equipamento sempre em perfeitas condições de uso com suas devidas proteções.

Segue Download Grátis de Treinamento para Operador de Serra Circular.

Treinamento Operador de Serra Circular

[ Se esse artigo foi útil para você, comente ou deixe sua opinião. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]

Bons estudos!