Você sabia que 80% do que está a nossa volta é percebido pelo sentido da visão?
Pois é, pesquisas internacionais apontam, se perdermos a visão deixamos de perceber cerca de 80% do que está a nossa volta.

Hoje 20,5% dos acidentes que ocorrem com equipes de manutenção envolvem lesões nos olhos.
Atualmente tem ocorrido lesões simples, mas se ocorrer uma perda de visão o quê faremos, alguém já pensou nisso?

Você conhece algum deficiente visual(cego) que trabalhe numa planta petroquímica?

Cuidar da qualidade de vida no trabalho, preservando a segurança e a saúde é nossa responsabilidade, no entanto, o quê temos feito para preservar a qualidade da nossa visão?

Participar do Programa de Saúde prestando os exames e das Campanhas de Prevenção de Acidentes promovidas pelo Depto. Segurança já é um grande passo, por isso, não mantenha-se indiferente, participe desses Programas, pergunte, questione, tire suas dúvidas e, acima de tudo respeite as normas e procedimentos de segurança.

Nas nossas tarefas diárias podemos Ter os olhos atingidos por: fagulhas, poeiras, fuligens, respingos químicos e radiações luminosas intensas(raios luminosos de solda e oxicorte).

Para nos protegermos contra esses riscos, contamos com normas e procedimentos de segurança e  Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual os quais podemos destacar:
-Protetores contra radiação luminosa;
-Protetores contra partículas multidirecionais(fagulhas e rebarbas);
-Protetor Facial;
-Óculos de proteção contra impacto;
-Óculos de proteção contra respingos;
-Óculos com lentes escuras para radiações luminosas;

Como vimos, há uma série de recursos para prevenirmos lesões nos olhos, basta praticarmos as orientações de segurança adotadas pelo Depto. Segurança.

É nossa responsabilidade, todos os dias planejarmos as nossas atividades e praticarmos as orientações de segurança para cada tarefa.

" Veja a vida com bons olhos, cuide deles hoje para não sofrer amanhã!"



[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]