Como já vimos em artigo anterior, falei sobre o desenvolvimento do método de Escala Ringelmann, de quando, quem criou, por que ? e etc...

Se você não leu esse artigo, aqui está o link, acesse e compreenda um pouco mais.  

Leia clicando aqui  Controle e Monitoramento da emissão de fumaça preta

A partir desse artigo, eu tive grande procura por informações relacionadas, como desenvolver os laudos e o monitoramento da fumaça preta com a Escala de Ringelmann. De como seria o procedimento utilizando a escala de Ringelmann.

Sendo assim resolvi fazer esse novo artigo para complementar o anterior e trouxe alguns arquivos e planilha para o monitoramento e acompanhamento do enegrecimento da fumaça. 

Esse arquivos servem para se fazer o acompanhamento tanto em maquinas, equipamentos e veículo com motor a diesel quanto podem ser aplicados na indústria também, mas nesse caso deve-se fazer algumas adaptação nos arquivos para ficarem ao contento da situação.


Temos 4 arquivos para trabalhar com o monitoramento da fumaça preta:

1 - Instrução de Trabalho em Gestão Ambiental com Escala de Ringelmann;
Aqui temos a instrução de monitoramento, o documento base para a gestão ambiental e onde vamos anexar todos os outros arquivos após monitoramento.

2 - Planilha de Monitoramento de fumaça preta;
Essa planilha servirá para nos manter sempre informados quanto a nossa frota de caminhões, tratores, caminhonetes, enfim ela irá nos mantém informados em relação à todos os veículos, pode ser adaptada para maquinas e equipamentos.

3 - Anexo I - Tabela de Monitoramento e Índice de Fumaça Preta;
Deve ser preenchida como os dados que a mesma solicita e com as avaliações encontradas após monitoramento com o uso da Escala de Ringelmann.

4 - Anexo II - Escala de Ringelmann;
Esse Anexo tem como caráter informativo, ele deverá estar anexado ao documento base como prova de que foi utilizado a Escala de Ringelmann como base de Monitoramento. ( Você deve comprar as Escalas de Ringelmann para fazer o uso, pois se fizer a impressão dessa, não terá a mesma intensidade de cores como na Escala Original.).

Como quase ninguém sabe onde adquirir as Escalas de Ringuelmann, aí segue link da Cetesb, onde é possível adquirir sem complicação. Ou procure pelo órgão ambiental do seu estado.

Link de Onde comprar o cartão de Escala de Ringelmann (atualizado 19-03-2018)


Também temos duas publicações de portarias referentes ao assunto da fumaça preta, os mesmo são bons para o estudo da legislação onde aponta a preocupação do governo em relação a poluição causada pelos motores a diesel e o controle e monitoramento dessa fumaça com o auxilio da Escala de Ringuelmann.

Portaria 38/14 do DENATRAN divulga os limites de emissões de gases e os procedimentos para a fiscalização de veículos do ciclo diesel e do ciclo otto, motociclos e assemelhados do ciclo Otto,  conforme a Resolução CONTRAN n° 452, de 26 de setembro de 2013.( Dispõe  sobre  os  procedimentos  a serem adotados  pelas autoridades  de  trânsito  e  seus  agentes  na fiscalização  das emissões de gases de escapamento de veículos automotores de que trata o artigo  231, inciso  III,  do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

- Link Portaria 38/14

- Link Instrução Normativa IBAMA nº 06/10

- Link Resolução CONTRAN n° 452, de 26 de setembro de 2013

A poluição que é causada pela fumaça preta, não é só um problema ambiental. Essa questão é latente em outros setores como a Segurança do Trabalho e do Conselho Nacional de Trânsito.

Em qualquer um desse setores o excesso dessa fumaça em níveis não conformes serão passivos para a geração de multas e outros procedimentos punitivos.

Bônus
Nas minhas pesquisas pela internet acabei encontrando um App para smartphone que auxilia no monitoramento da fumaça preta.
O APP você pode baixar sem custos. Você recebe 5 créditos para os testes. O sistema é baseado em créditos, cada foto tirada equivale a 1 crédito.
Os créditos podem ser recarregados dentro do Portal, no mesmo, você terá acesso ao laudo e muitas outras coisas. O APP, faz a aferição; O Portal, configurações e impressão do laudo.

Segue para Download Gratuito os arquivos e a planilha para Gestão Ambiental da Fumaça Preta. 


Ringelmann


[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]

Bons estudos!