Como fazer para que o funcionário aceite a mudança de um Epi ou mesmo de uma ferramenta sem que ele crie problemas ou sinta dificuldades para sua aceitação e ou adaptação?

É bem comum escutarmos isso em várias empresas, pois cada empresa busca melhorar sempre, e nesse processo de melhorias continuas e de gestão é necessário que esteja envolvido todos os setores da empresa, bem como o próprio trabalhador.

Essa missão de fazer uma troca de Epi ( para um epi melhor no caso), ou mesmo de uma determinada ferramenta que irá facilitar o trabalho, deve ser bem estudada antes que a empresa faça sua aquisição, pois tem várias empresas que gastam uma verba grande em uma mudança desse tipo e posteriormente ela é rejeitada pelos trabalhadores que não conseguem se adaptar ao novo epi ou que não conseguem usar a ferramenta com tanta facilidade e precisão quanto usavam as antigas.

Pensando nisso e vendo esses casos acontecendo, nós sugerimos a nossos cliente que optem por fazer testes, sejam eles de novos epi's ou de novas ferramentas para a produção.

Esses testes ajudarão a você ter uma noção de como seu pessoal reage a nova mudança e você também terá os parâmetros certos para poder corrigir qualquer deficiência que encontrar nessa adequação.

Adquira uma pequena quantidade do novo epi ou da ferramenta que deseja alterar, entregue aos funcionários e inicie os testes, faça sempre perguntas aos funcionários para saber qual a dificuldade ou facilidade que foi gerada, se ele se adaptou melhor com esse epi ou ferramenta do que com o antigo.

Procure iniciar esses testes com o  pessoal novo de empresa, aqueles que foram contratados mais recentemente, pois assim a aceitação é mais fácil e gradativamente vá passando esse novo epi ou ferramenta aos funcionários mais velhos de empresa.


Tenha em mente que não será fácil e não serão todos os funcionários que irão gostar das mudanças, mas com certeza a melhoria será implantada de uma forma mais  natural e não será aquela coisa forçada sem deixar com que o funcionário se pronuncie em relação a mudança. 

Lembre-se que nesse caso a opinião do trabalhado é de fundamental importância, pois é ele que utiliza esse epi ou essa ferramenta todos os dias.
A opinião e comentários deles devem ser levadas em consideração na hora da aquisição de novos epi's ou ferramentas para que a empresa não venha a gastar dinheiro e sim venha investir em segurança e melhorias ao trabalhadores e na qualidade de seu produto final.

[Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas compreendam melhor o assunto e também expressem sua opinião.]