A Inspeção de Segurança é uma vistoria técnica realizada regularmente por Técnicos de Segurança e Engenheiros de Segurança nos ambientes de trabalho nas empresas e tem por objetivo detectar problemas e avaliar situações geradoras de riscos e fazer sua correção.

Já Projeto Técnico, é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados. O projeto técnico compreende um grande número de símbolos e dados que devem ser interpretados de forma correta para que sua execução seja a melhor possível.

Recentemente nossa equipe foi convidada a assessorar empresas nesse quesito, adequação de projeto técnico. Não é um trabalho difícil mais exige que tenhamos conhecimento em normas e leis pertinentes, e nesse caso usamos Normas Regulamentadoras, ABNT NBR e também as IT do corpo de bombeiros.

Trabalhamos para inspecionar, interpretar e assessora a execução da adequação do projeto técnico para a construção de diques de contenção para líquidos inflamáveis.
Observamos uma série de códigos e símbolos que significam uma estrutura, abrigo ou mesmo um equipamento ou placa de sinalização.

Iniciamos os trabalhos fazendo o levantamento de irregularidades com a inspeção de Segurança e em seguida estudamos o projeto técnico para fazer sua interpretação e por ultimo assessorar na execução da adequação.

Um trabalho que muitos técnicos de segurança e também bombeiros civis acabam tendo que executar em suas plantas de trabalho e as vezes não possuem muito conhecimento técnico para isso. Mais fica fácil resolver se estiver amparados pela legislação vigente e um pouco de estudo.

Esse tipo de trabalho deve ser feito por etapas e deve ter muita atenção para não se esquecer de nada que seja importante como: Verificação de cabeamento de energia irregulares,  equipamentos de proteção coletiva necessários como os chuveiros lava olhos por exemplo, escoou de caixa de contenção, sinalização adequada entre outros.

Vale lembrar que esse trabalho irá refletir na hora de solicitar ou renovar o AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que para sua liberação tudo deverá estar como o projeto técnico aponta.

Etapas de Trabalho

-Inspeção de Segurança, deve ser minuciosa;
-Leitura de projeto técnico do corpo de bombeiros, para interpretação correta dos códigos e símbolos ali apresentados;
-Execução e adequação do Projeto Técnico, desenvolvimento do trabalho seguindo todos os padrões de segurança adotados pela empresa. 



 




Deixo aqui alguns Links para consultas e melhor entendimento.


Agradecemos a Equipe Técnica do Grupo Alpha Seg Treinamentos pelo belo trabalho desenvolvido nas empresas.
Desejamos sempre o Sucesso!