Venho trazer mais um Check List interessante para vocês, esse check list vem tratar de Descarga de Produtos Químicos a Granel.
Ele é simples, mas bem completo e pode ser editado de acordo com suas necessidades para atender melhor a empresa. Sendo assim vou explicar seus campos.


Portaria
Aqui vamos colher os dados da empresa que fornece o produto químico, a data e horário, número da nota fiscal, a transportadora e a quantidade de produto químico.

Motorista
Dados do motorista e seus documentos. E faz um pequeno questionamento sobre o mesmo quanto a habilitação para cargas perigosas, trajes adequados e se apresenta sinais de cansaço ou embriaguez.

Veículo
Como qualquer procedimento de segurança para veículos, solicita placas do cavalo e carreta e tem um pequeno questionamento sobre algumas obrigações como: Jogo de ferramentas para reparos de emergência, tacógrafo funcionando, tanque em bom estado, faixa refletivas nas laterais e traseira... entre outros.

Equipamentos de Emergência
Aqui vem tratar dos equipamentos de emergência e proteção necessários para a segurança geral com: extintores de incêndio, cones, óculos de proteção, luvas etc.

Sinalização
Checa a sinalização de segurança do veículo, painel de segurança e rotulo de risco. ( Todo veículo que transporte produtos químicos devem possuir, isso é normatizado.)

Assinaturas
Aqui colhemos as assinaturas do responsável pela inspeção e do motorista, damos ciência de tudo que vimos até o momento.

Procedimento para DescarregamentoAqui temos que anotar o inicio e termino da descarga do produto químico, esse campo trabalha em conjunto direto com o próximo que irá tratar dos EPIs recomendados.

EPI NecessárioSem Epi não se pode dar seguimento no descarregamento, então vamos verificar se estamos em ordem para o procedimento. Tem uma pequena lista de Epi como: Conjunto antiácido, botas de borracha, luvas de pvc etc...

Recomendações de Segurança

Temos uma pequena lista de recomendações super necessárias para um serviço sem acidentes, temos nesse campo 13 indicações de segurança que devem ser seguidas, caso você queira poderá aumentar com os procedimentos internos aí de sua empresa. Aqui temos alguns como: Calçar o caminhão, testar chuveiros lava olhos, usar lanternas a prova de explosão e assim por diante.

ObservaçõesEsse campo se destina a fazer observações pertinentes ao serviço em questão como por exemplo: Usar algum tipo de proteção respiratória ou algum macacão de proteção de corpo inteiro.

Assinaturas Finais

Aqui colhemos a assinatura do responsável pela descarga, do responsável pelo almoxarifado que recebeu o produto e da segurança do trabalho que acompanhou ou liberou o serviço de descarregamento.
Espero que esse Check List seja útil em sua empresa, ele pode ser editado com melhorias e procedimentos internos aí de sua empresa.
Estejam a vontade para fazer o Download grátis e bom uso.
Check List Produto Químico