12 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros para Acidentes Domésticos




Acidentes podem acontecer na hora em que menos esperamos. Por isso tenha sempre em casa um estojo de primeiros socorros para os casos de emergência. O estojo deve conter pelo menos, esse material básico.

    creme anti-séptico;
    pomada contra queimaduras e picadas de insetos;
    anti térmico para adulto e infantil;
    mercúrio ou mertiolate;
    gaze, esparadrapo, algodão e ataduras;
    curativos adesivos tipo band-aid;
    pinças e tesoura;
    bolsa de gelo e de água quente;
    água oxigenada .

Os acidentes mais comuns:

CORTES E ARRANHÕES - Ferimentos pequenos devem ser lavados com água morna ou oxigenada e depois desinfetados com mercúrio-cromo ou mertiolate. Depois proteja o ferimento utilizando-se de atadura,gaze ou esparadrapo. Certifique-se de que o objeto cortante não esteja sujo ou enferrujado. Neste caso, haverá necessidade de aplicar a vacina antitetânica. Para extrair espinhos ou lascas use uma agulha ou pinça desinfetada  e depois aplique iodo ou álcool no lugar ferido.

HEMORRAGIAS NO NARIZ - Um dos problemas mais comuns, quando se toma muito sol. Em hemorragia de nariz ou Epistache, não se deve colocar a cabeça para trás porque a vítima pode aspirar o sangue. A cabeça deve ser inclinada para frente, e o nariz deve ser pinçado com o polegar e indicador para tentar estancar o sangue (tamponamento). Logo após este procedimento o sangramento se encerra em 3 a 5 minutos.



TORÇÕES - Mantenha a parte afetada erguida e aplique bolsa de gelo ou água fria. Quando o inchaço tiver desaparecido, use toalhas quentes no local para aliviar a dor.

PICADAS DE INSETOS - Na falta de pomada específica, álcool ajuda quando friccionados no local atingido. É bom espremer antes o lugar da picada para retirar o líquido injetado ou ferrão dos insetos. Se o local inchar, você pode colocar compressas de água e vinagre (três colheres de sopa de vinagre para um litro de água).

INTOXICAÇÃO E ENVENENAMENTO - Leve a pessoa para um local arejado. Afrouxe a roupa. Pergunte à vítima o que aconteceu. NÃO deve ser provocado vomito e não se deve dar nada para a vítima beber, nem água. Procure logo um hospital. Em todos os casos de envenenamento e intoxicação deve-se procurar um pronto socorro levando as seguintes informações:

O que foi ingerido
A quantidade ingerida. No caso de remédios, tente descobrir quantos comprimidos foram engolidos.
Quando ocorreu a ingestão
Se puder transportar a vítima ao hospital ou ao médico, leve consigo os frascos do produto envolvido.

Aproveite e anote alguns contatos de centros de referência:
* Centro de Controle de Intoxicações / CCI:
Plantão Médico: 0800 771 37 33 ou (5511) 5012 53 11
Endereço: Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860
Jabaquara – São Paulo – SP - CEP: 04330-020

* CEATOX - Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas:
Contato telefônico: 0800 14 81 10
http://www.ceatox.org.br/




MORDIDAS DE ANIMAIS - Mordida de um animal como o cão , gato ou cavalo deve-se buscar ajuda médica, pois a maioria desses ferimentos pode infeccionar quando não tratada rapidamente. A pessoa mordida pode necessitar de uma injeção antitetânica ou levar pontos. Algumas mordidas podem exigir que a vítima tome injeções anti-rábicas. Mais para se limpar o local agredido deve-se lavar com água e sabão. ( Agressões causadas por animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões e outros não se deve passar álcool por sobe o local agredido devido o álcool ajudar a espalhar o veneno. Lave sempre com água e sabão).

QUEIMADURAS - Elas podem ser causadas por calor seco (fogo) ou por calor úmido (vapor, líquidos quentes), eletricidade ou produtos químicos corrosivos. A área atingida deve ser resfriada ou colocando-a sob uma torneira aberta. Não aplique de modo algum qualquer pomada ou creme, nem fure bolhas que possam se formar na pele. Preste muita a atenção em que tipo de queimadura é, pois se for com produtos químicos ou ácidos se deve limpar o locar retirando esses produtos químicos ou ácidos com um pano limpo antes de se resfriar com água. ( Alguns produtos químicos e ácidos reagem violentamente com água.)

Procure urgente ajuda médica se a queimadura afetar uma área extensa, se a pele estiver aberta, muito cheia de bolhas ou carbonizada, ou se a vítima sofrer dores fortes. Mesmo pequenas queimaduras podem causar cicatrizes no rosto e nas mãos, por isso você deve procurar sem demora auxílio médico.
Em casos de choque elétrico, consulte um médico, mesmo que só haja queimaduras leves.

Normalmente, a temperatura do corpo é constante, por volta dos 37ºC. Durante exposição prolongada ao frio, o corpo pode perder mais calor do que pode produzir; logo, a temperatura cai. Isto é chamado de hipotermia. A hipotermia exige cuidados médicos urgentes, mas antes você deve abrigar a vítima do frio, isolando-a do chão se estiver no ar livre. Dentro de casa, remova quaisquer roupas molhadas e troque-as por roupas quentes e secas ou agasalhe a vítima com cobertores. Se ela estiver consciente, dê-lhe goles de bebida quente e doce, não alcoólica. 

  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •              Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF   

3 comentários:

  1. Interessante, mas o álcool ainda é usado nos hospitais para fazer assepsia local da picada de escorpião antes do médico injetar anestésico.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas o álcool ainda é usado nos hospitais para fazer assepsia local da picada de escorpião antes do médico injetar anestésico.

    ResponderExcluir
  3. Olá Murilo, obrigado por comentar.
    Realmente em ambiente hospitalar é usado o álcool ou algum outro produto para se fazer a assepsia local, mais entendemos que mesmo que esse veneno se espalhe isso já irá ser controlado devido ao medicamento que está sendo administrado.

    Grande abraço e seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo!

Seu comentário é sempre bem vindo! Basta respeitar. Comente, opine, se expresse! Esse espaço é para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato. Ao comentar você concorda com nosso Termos de Uso

Espero que tenha gostado do Blog SNC!, Volte Sempre!

* Não aceitamos propagandas de outros sites/blogs nos comentários sem a prévia autorização*