Conceitos e Objetivos

O principal objetivo do treinamento é preparar os funcionários para a execução imediata das diversas tarefas que lhes são incumbidas dentro da organização, de forma eficiente e eficaz, desenvolvendo-os e proporcionando a eles oportunidades, visando ao seu crescimento horizontal e vertical nas diversas funções e não apenas em seus cargos atuais.

O treinamento deve, ainda, criar clima satisfatório entre os empregados, mudando-lhes as atitudes, aumentando sua motivação e tornando-os mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência.

Em relação ao conteúdo do treinamento, podemos destacar:

a. Transmissão de informações: é considerado um fator principal dentro do treinamento; deverá ser genérica e que aborde conhecimentos do trabalho, tais como: informações da organização, seus produtos e serviços, suas políticas, regras e regulamentos, etc.

b. Desenvolvimento de habilidades: está diretamente relacionado ao desempenho do cargo atual ou de ocupações futuras; deve ser orientado diretamente para as tarefas e operações a serem executadas.

c. Desenvolvimento ou modificação de atitudes: é utilizado para mudar atitudes negativas para atitudes positivas, desenvolver o aumento da motivação, da sensibilidade do pessoal da gerência e de supervisão quanto ao sentimento e reações das outras pessoas. Envolve hábitos e atitudes, principalmente em relação a clientes ou usuários.

d. Desenvolvimento de conceitos: é utilizado para elevar o nível de abstração e de concepção de idéias e de filosofias, facilitando a aplicação de novos conceitos na área administrativa,  se eleva o nível dos gerentes em termos globais e amplos.

O treinamento é um processo de enriquecimento de habilidades, das quais se destacam :

• habilidades motoras: solicitadas na manipulação do ambiente físico e baseadas em padrões apropriados de respostas da musculatura corporal;
•   habilidades cognitivas: que incluem a aquisição de padrões de atitudes e crenças;
• habilidades interpessoais: muitas vezes consideradas em termos de autoconsciência e de funcionamento eficaz dentro de processos sociais e interações humanas.

OBJETIVOS MENSURÁVEIS

• Treinar a força de venda para obter um aumento deflacionado das vendas.
• Aumentar o número de unidades/hora produzidas com o mesmo equipamento e pessoal empregados.
• Diminuir os custos operacionais e administrativos.

OBJETIVOS QUANTIFICADOS

• Modificação do comportamento profissional do treinando.
• Desenvolvimento do espírito de integração por parte da equipe de trabalho.
• Desenvolvimento das aptidões de liderança.

Coordenação de Treinamentos

1.1 O que é Treinar?

Treinar é a arte de aperfeiçoar o desempenho.

O processo de treinamento permite que as pessoas elevem seu nível de desempenho. Isso pode ser conseguido em uma única sessão ou em um longo ciclo de aprendizagem. O treinamento funciona tanto para habilidades específicas – usadas em situações do dia-a-dia e em reuniões mais estruturadas – como para estimular a aprendizagem.

1.2. Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT)

O levantamento de necessidade de treinamento, é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Essas informações devem ser cuidadosamente coligadas e agrupadas sistematicamente.

Necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz. Significam um descompasso entre o que deveria ser e o que realmente é.

Alguns meios utilizados para levantamento de Treinamento são:

- Solicitação de Supervisores e gerentes;
- Modificação do trabalho;
- Pesquisa de Mercado.

1.3. Estruturação e Planejamento de um Programa de Treinamento

Após o diagnóstico de necessidades, passa-se ao planejamento das atividades de treinamento e envolve os seguintes itens:

- Definição clara do objetivo;
- Determinação do conteúdo;
- Escolha dos métodos;
- Definição dos recursos necessários;
- Definição do público-alvo;
- Local;
- Cálculo do custo benefício;
Etc.

1.4. Execução, Acompanhamento e Avaliação

A execução do treinamento centra-se na relação Instrutor-Treinando.

A avaliação do treinamento é para verificar sua eficácia, ou seja, para ver se o treinamento realmente atendeu às necessidades da organização, das pessoas e dos clientes.

Devemos levar em conta dois aspectos principais:

- Determinar até que ponto o treinamento realmente produziu as modificações desejadas.
- Demonstrar se os resultados do treinamento apresentam relação com a consecução das metas.


Fonte: Treinamento Instruindo a Instruir - Manual do Instrutor - Kênia Kesia