Tenho recebido alguns e-mails solicitando uma matéria sobre Hepatites, aí está.


* Essa matéria será dividida em 2 partes para melhor entendimento*

O que é Hepatite?
Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).
Virus Hepatite A.
Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). Outras causas: drogas (anti-inflamatórios, anti-convulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anti-concepcionais, etc), distúrbios metabólicos (doença de Wilson, poli-transfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), trans-infecciosa, pós-choque. Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas.
A maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou levam a sintomas incaracterísticos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares.       Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). Hepatites mais graves podem cursar com insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito. Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose.

Temos vários tipos diferentes de Hepatites

- Hepatite A
Transmitida normalmente através de alimentos ou contato pessoal. Vem e dura aproximadamente 1 mês. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.
- Hepatite B
Transmitida principalmente através de relações sexuais e contato sanguíneo. Existe vacina. Age surdamente no fígado por até 20, 30 anos. Leva à cirrose, ao câncer de fígado e à morte. Há tratamento. As curas totais são raras, mas é possível conviver com a doença, tratando-a por períodos de tempo variáve
- Hepatite C
A maior epidemia da humanidade hoje, superior à AIDS/HIV em 5 vezes. A transmissão é por contato sanguíneo, via transfusões, dentistas, seringas compartidas, etc. Não se transmite por sexo (a menos que haja sangramento mútuo) Não tem vacina. Existem subdivisões de seu vírus (o genótipo 1, 2 e 3 e os raros 4, 5 e 6). Existem, no mundo cerca de 200 milhões de pessoas que carregam o vírus da hepatite C.
A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado, respondendo por 40% dos casos. Pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.
- Hepatite D
A infecção causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B.
Em pacientes cronicamente infectados pelo vírus da hepatite B, a infecção concomitante com o VHD acelera a progressão da doença crônica.
A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
- Hepatite E
É causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões.
A hepatite E não se torna crônica. Porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.
Felizmente, hábitos de higiene adequados e um melhor controle da qualidade da água utilizada pelas pessoas podem evitar o contato com esse vírus.
- Hepatite F
Relatos recentes demonstram que não se confirmou a identificação do vírus da hepatite F (VHF), portanto este tipo de hepatite pode ser desconsiderado.
- Hepatite G
O vírus da hepatite G (VHG), também conhecido como GBV-C é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões.
O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual. É frequentemente encontrado em co-infecção com outros vírus, como o da hepatite C (VHC), da hepatite B (VHB) e da Aids (HIV).

O DIAGNÓSTICO PRECOCE É A MELHOR DEFESA. PODEMOS SALVAR MILHÕES DE VIDAS SE OS TESTES FOREM FEITOS E AS PESSOAS TRATADAS A TEMPO.

Diagnóstico

O diagnóstico da hepatite pode ser feito através de exames de sangue, sorologias ou uma biópsia do fígado.
É urgente que toda a população brasileira faça o exame, especialmente os que receberam sangue, em alguma época da vida antes de 1992. E saiba se tem ou não o vírus.
Haverá, durante a semana mundial das Hepatites, diversos pontos de teste de sangue gratuitos, com resultados imediatos, em todo o território brasileiro.
Vamos divulgar, oportunamente, a lista de onde realizar esses testes.

HÁ 6 MILHÕES DE BRASILEIROS INFECTADOS com as hepatites B e C e, dentre esses, apenas alguns milhares têm consciência disso.

Eu tenho hepatite C. E agora???
Calma! Você não está com uma sentença de morte. Pelo contrário, a hepatite C tem tratamento e cura.
O vírus da hepatite C, embora letal, pois leva à cirrose e, em alguns poucos casos, também ao câncer de fígado, é de lenta ação no organismo. A maioria dos infectados desenvolve o vírus por décadas, sem ter nenhuma complicação.
Ocorre que, se deixado sem tratamento por muito tempo, o vírus vai causar danos irreversíveis. Por isso o importante é tratar.

Primeiras providências a tomar
Estes são os passos que você deve seguir, uma vez diagnosticado com o vírus HCV.:
1- Parar IMEDIATA E DEFINITIVAMENTE de consumir bebidas alcoólicas;
2- Procurar um médico hepatologista (especialista em fígado);
3- Realizar (sob pedido médico) exames de sangue para detectar, principalmente:
a- Genótipo do vírus (há 3 genótipos principais na hepatite C – o genótipo 1, 2 e 3);
b- Carga viral (para ver a quantidade de vírus no organismo);
c- Outros indicadores que o médico vai sugerir, para ver a situação do fígado;
d- Biópsia ou exame Fibroscan (alternativa para até 70 % das biopsias).


Continua na 2ª parte.*







Fonte de Pesquisa: http://www.abphepatite.org.br/