* Continuação da nossa matéria sobre Hepatites.*



                                    Evolução
Como a doença evolui?
Desde o contágio, o progresso do vírus dentro do organismo é, geralmente, lento e dá-se ao longo de vários anos, até décadas. A média entre o contágio e a cirrose (estádio do fígado onde os danos já são permanentes) varia entre 20 e 30 anos.
Os estádios do fígado são mensurados assim:
F1 – Fibrose inicial
F2 – Fibrose intermediária
F3 – Fibrose avançada
F4 – Fibrose Hepática

O que é a Fibrose Hepática?

O fígado, com o ataque contínuo do vírus, vai “descamando”. Porém, ele é um órgão com capacidade de regenerar-se e voltar a ser o que era.
A cada sequência de anos de ataque, o fígado apresenta um estádio. Isto é o resultado de várias “descamações”, que deixam cicatrizes como conseqüência. Os estádios são F1, F2 e F3.
Após uma série de décadas de ataque o fígado pode chegar a um ponto em que suas cicatrizes são tão fortes que não é mais possível regenerar-se. Este estádio é conhecido como Fibrose ou Cirrose Hepática.

Eu tenho Cirrose. E agora?
A cirrose não é uma sentença de morte. Muitas pessoas convivem normalmente por anos, por décadas, por toda a vida com o que se chama “Cirrose compensada”.
A cirrose tem estádios. Ela pode ser inicial, compensada, onde o fígado realiza a maioria de suas funções normalmente – estádio chamado Child A.

A Descompensação da Cirrose
O fígado, quando em estádio avançado de cirrose, começa a ficar mais mole, desmanchando-se e já não consegue produzir muitas das substâncias que são fundamentais para a digestão e filtragem do sangue.

Sintomas da Descompensação do Fígado e suas Complicações
Os primeiros sintomas que costumam aparecer são:

1-Vermelhidão nas mãos, pés e pernas;
2-Olhos amarelados.

Fase mais avançada:
1- Ascite (concentração de líquido no abdômen);
2- Icterícia (pele e olhos amarelados);
3- Confusão mental (encefalopatia).
Quando estes sintomas estão presentes, o caso geralmente é grave e requer o transplante de fígado.

Contaminação e Contágio
Como eu posso ter me Infectado?
A transmissão é através de contato sanguíneo. As formas mais comuns de contágio são através de:
Transfusões ou recebimento de sangue, após cirurgias, etc;
Uso de seringas compartilhadas, etc.
Outras maneiras menos freqüentes são também possíveis, como:
Dentistas;
Tatuagens;
Piercings;
Acupuntura;
Compartir instrumentos onde o sangue esteja presente. Ex: alicates de unha, aparelhos de barbear e depilação, escovas de dente, tubos de inalação de cocaína.

Eu posso passar a doença?
Sim. Por isso você deve tomar os seguintes cuidados:
Não compartir aparelhos de barba;
Evitar que outros usem seus instrumentos de higiene pessoal como alicates de unha, escova de dente, etc;
Não praticar sexo anal sem camisinha.

Isso passa com Relação Sexual?
É muito improvável que haja transmissão do vírus em prática sexual vaginal. Outras formas de sexo, onde possa haver sangramento, todavia, devem ser evitadas ou feitas com muito cuidado e proteção de preservativos.

Tratamento e Cura
As hepatites têm tratamento e grande chance de cura.
O tratamento é um pouco duro, mas é tolerável e cura cerca de 50% das pessoas infectadas.

Remédios
Os remédios aprovados pelos órgãos de saúde para tratamento da hepatite c são 2:
- INTERFERON e
- RIBAVIRINA.
Eles devem ser usados em conjunto.

Tratamento
O Interferon é uma injeção subcutânea, de agulha super fina, que deve ser aplicado 1 vêz por semana.
A Ribavirina é uma cartela de cápsulas e a indicação é de aproximadamente 4 comprimidos por dia. A dose varia de pessoa a pessoa, de acordo com o peso e resistência aos efeitos colaterais que cada um apresenta.

Duração do Tratamento
O protocolo de tratamento prevê uma duração de 6 meses de tratamento para os infectados com os genótipos 2 e 3. Para os de genótipo 1, a duração é de 1 ano.

Custo do Tratamento
Embora o tratamento tenha custo elevado, se comprado por conta (aproximadamente US$ 30.000,00 pelos 12 meses) praticamente todos os pacientes se tratam gratuitamente, com os remédios sendo fornecidos pelo SUS.

Como conseguir os remédios de forma Gratuita
O seu médico tem os formulários necessários para apresentação no SUS. Ele vai preencher para você (peça a ele que faça isso, pois o formulário é burocrático e difícil) e você deverá levá-lo até o posto de entrega de medicamentos que ele indicar.
O pedido deverá ser acompanhado de uma série de resultados de exames que você tenha feito (seu médico vai lhe instruir).
O SUS vai analisar o seu pedido e liberará os medicamentos em período de aproximadamente 1 mês. Este tempo pode estender-se, às vezes, até a 3 meses.

Entrega dos Remédios
O SUS indicará um dia a você (provavelmente farão contato por telefone) para que sejam retirados os medicamentos.
Normalmente, você deverá ir retirar um lote a cada 30 dias. Eles não entregarão todos os remédios de uma vez, a fim de evitar que isso cause um comércio paralelo.

Efeitos Colaterais dos Remédios
Os remédios têm efeitos colaterais que variam de pessoa a pessoa.
O mais forte é o INTERFERON que pode apresentar uma série de efeitos.
Apresentamos, abaixo, uma lista dos efeitos que PODEM acontecer. Isto não quer dizer, obviamente, que eles VÃO acontecer.
O medo dos efeitos colaterais do remédio, principalmente do INTERFERON é o grande fantasma de quem está para iniciar o tratamento.
Por isso, gostaríamos aqui de comentar o seguinte:
Os efeitos são diferentes em cada pessoa?
Embora isso seja o que mais se ouça, em nossa opinião essa resposta, é falha. E deixa o paciente completamente perdido. O que ocorre é que, por haver muita variação de reação entre pessoas e pessoas, o que o paciente tem que observar é a MÉDIA de incidências de cada efeito. Assim, vai ver a chance que ele tem de experimentar cada um dos efeitos listados.
Quando você ver a lista dos efeitos que “podem” ocorrer, isto é, que já ocorreram num universo de milhares e milhares de pessoas, observe a porcentagem de incidência.

Exemplo:
1- Sintomas de gripe forte, como calafrios, febre, dores de cabeça, tosse, etc – Experimentado por 70 a 80% dos pacientes.
2- Perda de audição – Experimentado por 0,0002% dos pacientes que já tomaram.
Ou seja: Você tem muito mais chances de ter o sintoma 1 do que o 2. As suas chances de ter o 2 são como a de ganhar na Megasena…
É uma questão de estatística. E para isso que serve a lei das médias.

Efeitos colaterais Interferon, Ribavirina
Obs: Se você ler qualquer bula que seja, ali estarão diversos efeitos possíveis. Mesmo que seja uma simples Aspirina, alguém, em algum lugar, em alguma hora, já teve algum efeito pelo consumo.

O transplante de fígado
Há duas espécies de transplantes – uma onde somente parte do fígado é removida e receberá parte do fígado de um doador, que se acrescentará ao órgão do receptor, compondo com esse.
Na segunda modalidade, é realizada a total remoção do órgão e substituição pelo órgão doado. Esta é a mais comumente realizada nos dias de hoje.

Chances de sobrevivência ao transplante e qualidade de vida
Por mais incrível que possa parecer, o transplante de fígado não é algo “de outro mundo”. A grande maioria das pessoas que se submetem a esse procedimento sobrevivem à cirurgia e continuam vivendo normalmente num período de estudo de 5 anos. Mas, é claro, a sobrevida vai muito, muito além desse tempo de estudo.
A percentagem de sucesso na cirurgia é em torno de 80%.
Os relatos dos pacientes transplantados são muito favoráveis.

Fonte de Pesquisa: http://www.abphepatite.org.br/