24 de fevereiro de 2014

As bebidas energéticas alteram as contrações cardíacas



Segundo um estudo da universidade alemã de Bonn, as bebidas energéticas que contém cafeína aceleram o batimento cardíaco e a pressão sanguínea. A Sociedade Radiológica norte-americana já terá desaconselhado o consumo destas bebidas a pessoas com batimento cardíaco irregular, adianta a BBC.

De acordo com investigadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, as bebidas energéticas que contêm cafeína provocam efeitos no batimento do coração, aumentando a pressão sanguínea e desregulando as contrações cardíacas.

Num estudo realizado naquela universidade, concluiu-se que as bebidas energéticas apresentam alguns efeitos secundários do foro cardíaco que desaconselham o seu consumo por parte de pessoas com problemas de coração, segundo adianta a BBC, que cita responsáveis da Sociedade Radiológica da América do Norte.

Para realizar o estudo, os investigadores acompanharam o comportamento de 17 pessoas por hora, após a ingestão de uma bebida energética que contivesse cafeína. Depois da avaliação, verificaram que as contrações cardíacas, nesse período, eram mais fortes.

As pessoas que participaram no estudo consumiram uma bebida energética que tinha 32 miligramas por 100 mililitros de cafeína, e outra bebida que tinha 400 miligramas por 100 mililitros de taurina.

“Até agora, não sabemos exatamente qual é o efeito que estas bebidas energéticas têm sobre a função do coração. No entanto, a quantidade de cafeína [nas bebidas energéticas] é maior do que em outras bebidas que têm cafeína, como o café ou refrigerantes como a Coca-Cola”, revelou Jonas Dorner, que coordenou este estudo da Universidade de Bonn.

Este trabalho está interligado com outros que também já associavam o consumo elevado de cafeína a alterações do comportamento cardíaco. Entre essas alterações estão palpitações, aumento da pressão sanguínea, convulsões ou, em casos extremos, morte súbita.


Fonte: PTJornal - Portugal

 
  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •              Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF   

0 comentários:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo!

Seu comentário é sempre bem vindo! Basta respeitar. Comente, opine, se expresse! Esse espaço é para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato. Ao comentar você concorda com nosso Termos de Uso

Espero que tenha gostado do Blog SNC!, Volte Sempre!

* Não aceitamos propagandas de outros sites/blogs nos comentários sem a prévia autorização*