15 milhões de vacinas contra o HPV serão oferecidas a partir de hoje.

Se você tem filha entre 11 e 13 anos, atenção: 15 milhões de vacinas contra o HPV (papiloma vírus humano) serão oferecidas no SUS e em escolas públicas e privadas a partir de hoje. A vacinação será dividida em 3 doses. Depois de tomar a primeira, as meninas devem ser vacinadas novamente com intervalos de 30 a 60 dias e receber a terceira aplicação com 6 meses de intervalo da primeira dose. Quando se aproximar a data de tomar a segunda e a terceira doses, a garota receberá uma carta, informando o endereço do posto de saúde onde será vacinada - isso será possível graças a um sistema que armazena dados como nome, endereço e telefone.

Segundo o Ministério da Saúde, a idade mínima para tomar a primeira dose foi definida a partir de pesquisas sobre o início da vida sexual das adolescentes brasileiras. Atualmente, cerca de uma em cada cinco mulheres de 13 ou 14 anos afirma já ter feito sexo, de acordo com dados do Ministério. As evidências científicas mostram que a imunização é mais eficaz quando introduzida antes do início da atividade sexual. A partir do ano que vem o público será ampliado e meninas de 9 e 10 anos também serão contempladas pela vacinação. A partir de 2016, a ação ficará restrita às garotas de 9 anos. Até 2016, o objetivo é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.

O vírus do papiloma humano, transmitido por contato sexual, é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer do colo de útero, o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. No Brasil, cerca de 685 mil pessoas são infectadas pelo vírus a cada ano e 4.800 mulheres morrem em decorrência do câncer de colo de útero.

Importante deixar claro para as meninas, porém, que, apesar de prevenir contra o HPV, a vacina não significa que a camisinha deva ser esquecida nas relações sexuais. Muito pelo contrário. As mulheres continuam sem proteção contra todos os subtipos do HPV e contra outras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, por exemplo.

Fonte: Patrícia Maldonado ( Yahoo Mulher )
http://br.mulher.yahoo.com/blogs/mae-salto-alto/vacina%C3%A7%C3%A3o-contra-hpv-come%C3%A7a-hoje-122935643.html