4 de abril de 2014

Plano de Trabalho da CIPA



O plano de trabalho é ferramenta importante de auxilio para a CIPA, contribui na organização efetiva da Comissão, dentro de suas possibilidades, colaborando para que a gestão da CIPA seja organizada e eficiente.

Cabe ressaltar que o plano pode estar estruturado na própria ata, não necessitando que seja feito um documento em separado.
A CIPA, deverá fazer um Plano de Trabalho simples, sem burocracia e, este plano deve conter objetivos, metas, cronograma de execução e estratégia de ação.

É importante que a empresa garanta aos cipeiros o tempo necessário para que este plano seja elaborado e monitorado.
Os procedimentos para o plano não estão em livro ou norma alguma. Vale ressaltar, que para se estabelecer um plano com a visão do trabalhador, deve-se levar em conta algumas etapas e procedimentos importantes, que são:

• Conhecer os riscos existentes no ambiente (local de trabalho). Isto pode e deve ser feito por meio de um bom MAPA DE RISCOS, elaborado, realmente, pelos cipeiros, e com a participação da maioria dos trabalhadores.
• Estudar e discutir propostas de melhorias ou soluções para eliminar os riscos.
• Definir com os colegas de trabalho as prioridades, preferencialmente, por consenso entre os trabalhadores.
• Estabelecer metas de acompanhamento das mudanças no ambiente e negociação das melhorias.


E também deve ser elaborado observando-se os seguintes critérios:

Planejamento: é estabelecer o que a CIPA vai realizar no futuro, baseando-se nas necessidades e deficiências da organização, respeitando a política e regulamentos da empresa.
   
Organização: estabelecer e fixar objetivos claros, distribuindo as tarefas e responsabilidades adequadas à competência e disponibilidade de cipeiros.
   
Controle: limitar os planos no sentido pré-estabelecido, para garantir que os mesmos não se desviem ou diluam de seu objetivo.
   
Avaliação: checar os resultados, apurando as distorções e corrigir as falhas mediante a um replanejamento.

Ao elaborar o PLANO DE TRABALHO devemos contemplar as metas para o cumprimento das soluções, de forma simples, porém, traçadas para ser a base da gestão da CIPA organizada e eficiente.

A CIPA deverá estar sintonizada e com todos os programas de prevenção adotados pela empresa, como PCMSO, PPRA, PCMAT e outros. É importante que os responsáveis pela elaboração destes programas contem com a colaboração dos cipeiros, por ocasião do desenvolvimento e implantação destes. Os cipeiros devem exigir esta participação, é direito.

Esse trabalho da CIPA pode ter o acompanhamento e a participação do sindicato representante da categoria, e deve ter total colaboração e orientação do técnico de segurança do trabalho.

Deixo aqui o link para baixar grátis um Modelo de Plano de Trabalho da Cipa.

Plano de Trabalho




  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •              Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF   

0 comentários:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo!

Seu comentário é sempre bem vindo! Basta respeitar. Comente, opine, se expresse! Esse espaço é para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato. Ao comentar você concorda com nosso Termos de Uso

Espero que tenha gostado do Blog SNC!, Volte Sempre!

* Não aceitamos propagandas de outros sites/blogs nos comentários sem a prévia autorização*