Sei que esse tema é bem popular na internet e que isso pode ser mais do mesmo, mais tem sido a base de formação para novos instrutores e palestrantes que passam por aqui e tem funcionado muito bem. 
Essa postagem é direcionada aqueles que estão iniciando em treinamentos e palestras ou mesmo para aqueles que querem se aperfeiçoar em relação de falar em publico e estar mais seguro e confiante. Segue 20 dicas para melhor falar em publico, espero que gostem e que aproveitem.


1. Observe bons oradores. Quem são seus grandes mestres em oratória? Em quem você se espelha para falar em público? Bons exemplos são de grande valia, afinal eles podem ajudar (e muito) no seu desempenho.

2. Tenha um objetivo. Qual é o tema que você se propôs a discursar? Por quê? A quem se direciona? O que motivaria alguém a ouvi-lo? Quais os ganhos que essa pessoa teria? Não fale só o que você quer, mas o que as pessoas precisam. Não fale qualquer coisa, seja relevante!

3. Pense positivamente. A maioria das pessoas, antes de falar em público, enche a cabeça “de minhoca”: “não vou conseguir”, “vai dar tudo errado”, “o que a plateia vai pensar de mim” etc. Esses pensamentos, além de aumentar a ansiedade, só atrapalham a sua performance como orador. Pense que vai dar tudo certo, você consegue!

4. Treine antes de falar em público. Ninguém consegue correr uma maratona sem antes treinar. Você terá um melhor desempenho e ficará mais seguro se praticar seu discurso antes de pronunciá-lo. Treine sozinho, com os amigos, na frente do espelho etc.

5. Não decore palavra por palavra. Querendo ou não, as pessoas percebem quando seu discurso está decorado, pois ele não “flui”, fica artificial. Grife palavras-chaves no seu texto, faça anotações que lhe serão úteis ao longo da apresentação e procure ser o mais natural possível.

6. Cuide da gramática. Até os melhores oradores “escorregam na língua”, mas isso não significa que você precisa ir “ladeira abaixo” com ela. Revise seu texto antes de expô-lo e tenha a certeza de que “cê num vai errá no portugueis”.

7. Estude sobre o que você vai falar. A maioria das pessoas não gosta de comida crua, muito menos de um discurso “mal passado”. Prepare seu texto, acrescente ingredientes consistentes, fuja do “arroz com feijão”, do senso comum, da informação de “domínio público”. Estude e esteja preparado, seus convidados agradecem.

8. Tenha confiança em si. Se você tem um objetivo com o seu discurso, treinou e estudou o texto e considera-o relevante ao público alvo, não há por que temer. Naquele lugar, você é quem mais sabe sobre o assunto exposto!

9. Partilhe suas experiências. “Conheci meu marido em um almoço de negócios”  pode ser um exemplo bastante interessante em um discurso. Geralmente, quando você compartilha sua vida com seu público, este se identifica com você e presta mais atenção naquilo que você tem a dizer. Mas não seja moderado também.

10. Limite o assunto. Discursar sobre “Os Efeitos Positivos do Brigadeiro na Alimentação” não quer dizer que você também deva falar sobre o beijinho, o olho-de-sogra, o cajuzinho etc. Não perca o foco daquilo que você se propôs a dizer. Além de deixar o discurso longo e cansativo, você pode deixar seu público se perguntando: “sobre o que ele falou?”.

11. Apoie suas ideias. Se eu dissesse que a frase “nada há que não exista” foi de minha autoria, você a acharia boba e sem sentido; porém, se eu dissesse que Carlos Drummond a escreveu, você, com certeza, pensaria melhor antes de julgá-la. Portanto, apoie suas ideias em pesquisas concretas e confiáveis, em citações sérias e em escritores coerentes.

12. Use ilustrações e exemplos. Dificilmente você dará uma palestra a um grupo de filósofos, portanto não deixe que seu discurso se torne subjetivo e fique apenas no “mundo das ideias”. Exemplifique, conte histórias, mostre imagens.

13. Varie o tom da voz e sua expressão corporal. Não deixe seu discurso cair na monotonia. Use gestos, fale mais alto em alguns momentos, demonstre que você realmente acredita no que está falando!

14. Seja modesto. Ninguém assiste a uma palestra a fim de saber quantos diplomas você tem, em quantos países já foi passar as férias, quantos carros você possui etc. Exibicionismo gera um efeito negativo na plateia. Quando for falar das suas conquistas pessoais e profissionais, tome cuidado para não exagerar!

15. Faça seu público participar. Com certeza as pessoas aprendem melhor praticando do que apenas ouvindo. Jogue uma pergunta ao seu público, desenvolva uma atividade relacionada à sua palestra, faça uma dinâmica! Seu discurso ficará mais interessante e o ouvinte aprenderá melhor.

16. Cuidado com seu vocabulário. Não use um vocabulário técnico da área jurídica se você não vai dar uma palestra para advogados. É importante você conhecer seu público e falar “a língua deles”.

17. Seja você mesmo. Os melhores oradores são aqueles que seguem um estilo próprio, sem imitações nem superficialidade. Seja natural, use seus talentos para atrair a plateia.

18. Identifique-se com seu público. Não demonstre que você é um estranho que “caiu de paraquedas” no meio daquelas pessoas. Converse sobre assuntos que fazem parte do cotidiano daquele grupo, busque pontos em comum com os participantes, enfim: interaja!

19. Faça uma conclusão. Não se esqueça de “amarrar” todo o assunto apresentado no seu discurso. Isso evita possíveis incompreensões que possam ter surgido ao longo da palestra e ajuda o participante a gravar o conteúdo.

20. Não fale “concluindo” se sabe que vai discursar por mais 40 minutos. Essa dica é muito importante! A maioria das pessoas fica com raiva daquele palestrante que diz estar finalizando seu discurso mas não o termina nunca! Dizendo: “concluindo”, termine!