Hoje estou trazendo uma planilha para controle de Extintores de Incêndio. Essa planilha é item indispensável na empresa.
Ela é automática, você coloca a data de recarga e ela aponta quando vence, assim facinho. Todos os outros campos devem ser preenchidos normalmente. A boa é que você não precisa ficar checando os extintores semanalmente, ela te avisará quando mandar para a recarga os extintores vencidos.
Tive o prazer de usa-la por um bom tempo fazendo controle dos extintores de varias Usinas de Açúcar e Álcool em que prestávamos assessoria.
Bom, mais chega de papo e vamos ao que interessa.


Como Funciona
A planilha avisa 30 dias antes do vencimento do extintor. Tem formula que trabalha para você. A partir daí ela muda de cor avisando regressivamente que o extintor está para vencer.

Como usar
Preencha os dados da planilha. Atenção não preencha o campo com o nome “validade do extintor”, não digite nada ali. A própria planilha irá preencher esse campo.

Vamos ver passo a passo.
  • Número de patrimônio
Aqui você pode optar por Número de Patrimônio ( caso sua empresa faça esse tipo de controle ) ou por Número de Extintor ( caso ache mais viável ).
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Lacre
Campo Opcional, é bom saber se os extintores estão sendo cuidados e o lacre é um item que deve sempre estar em perfeito estado.
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Número do INMETRO
O número do selo do INMETRO é a garantia que seu extintor foi recarregado por uma empresa que tem registro no Inmetro. Isso é muito importante para garantir a qualidade dos seus extintores.
É importante o preenchimento.
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Tipo e Kg/Lt
O campo tipo deve ser preenchido pois é ele que indicará de qual agente extintor é o seu equipamento. Exemplo: AP= Agua Pressurizada, PQS = Pó Químico Seco etc.
Já o campo KG/Lt vai indicar o peso e volume do extintor de incêndio, preencha esse campo também. Pois na hora de solicitar novas recargas você já saberá de que agente extintor é e qual o peso.
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Data Recarga
Esse é o campo mais importante da nossa planilha. É a partir desse campo que teremos controle de nossos extintores.
Coloque a data em números separando com traço (-) ou barra (/) e dê enter ou Tab, e pronto a formula passará a funcionar.
Esse campo inicia o trabalho da formula, fazendo a planilha funcionar.
  • Localização
Esse campo é para apontar onde o extintor está localizado, dessa forma você não ficará correndo de um lado pra outra na empresa. Irá direto onde o extintor em questão está. Preencha de forma a entende onde ele está e pronto.
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Validade do Extintor
Aqui se encontra a formula da planilha, NÃO DIGITE NADA AQUI. Caso o faça, estragará a formula. Esse campo calcula automaticamente o tempo de cada extintor de incêndio e diz pra você se venceu, se não venceu, se faltam 1 ou 10 dias para vencer...   Então não estrague a formula.
Esse é o campo que não pode ser danificado, ELE CONTROLA O VENCIMENTO.

  • Sinalização e Placas
Esses campos servem para apontar como andam a qualidade de nossas sinalização de emergência, serve como indicadores para nova pintura de solo ou substituição de placas danificadas ou muito antigas. É um campo opcional.
Esses campos não alteram o funcionamento da planilha.

Essa planilha é muito boa, muito funcional. Eu mesmo já a utilizei para assessoria em Usinas de Açúcar e Álcool fazendo o controle dos seus Extintores, mesmo os portáteis como os Extintores com rodas ( carretinha ). Dá pra controlar legal e olha que eu fazia controle de 800 a 1000 extintores e nunca tive problemas.
Caso sua empresa for muito grande ou possuir muitos extintores, utilize a planilha como eu fazia, duplique a planilha clicando com o botão direito do mouse na guia controle, opção mover ou copiar, marque a opção Criar uma cópia, e selecione a guia controle. Pronto, ela fez uma cópia da planilha toda com a formula funcionando e dessa forma você pode controlar seus extintores por setor se achar mais fácil.

E por fim, segue link para download grátis.

Planilha com vencimento a cada 1 ano

Anual

Atualização da matéria em 14 de maio de 2015 :

Segue link com a planilha  preparada para vencimento a cada 5 anos com as indicações de 30, 60 e 90 dias de aviso. ( como solicitado por leitor do blog ) 

Planilha com vencimento a cada 5 anos
5 anos