Tendo em vista que para quase tudo dentro da segurança do trabalho devemos ter um laudo técnico, resolvi listar alguns dos mais solicitados. Vou dar uma breve explicação sobre eles e é claro aqui vou listar só alguns. Vamos lá! - Boa leitura.

  • L.T.C.A.T. – (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho)
Reuni informações sobre as atividades e condições de trabalho dos funcionários. Sua finalidade é cumprir as exigências da legislação previdenciária – artigo 58 da Lei 9.528 de 10/12/1997, dar sustentabilidade técnica às condições ambientais existentes na empresa e subsidiar o seu enquadramento.
  • Laudo de Insalubridade e Periculosidade
Esse laudo apontará setorialmente, quais as atividades que podem ser classificadas como perigosas e insalubres. Após a constatação da existência de tais situações, serão propostas medidas que poderão eliminar condições insalubres ou perigosas, neutralizando a ação do agente insalubre ou eliminando a causa da periculosidade, legalmente equiparado nas NR-15 e NR-16 da portaria 3214/78.
  • Laudo Ergonômico
Visando adequar o ambiente de trabalho do funcionário, evitando lesões – LER/DORT, em atendimento à NR-17 da Portaria 3.214/78.

O Laudo Ergonômico deve ser elaborado por posto de Trabalho individual, sempre levando em consideração a empresa como um todo.

Nada deve ser analisado de forma segmentada. Conforme a NR 17, o objetivo do Laudo Ergonômico é estabelecer parâmetros para a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores.

O desenvolvimento de um Laudo Ergonômico consta de:

- Estudo detalhado dos processos utilizados no desenvolvimento das atividades;
- Avaliações qualitativa e quantitativa dos riscos ergonômicos;
- Avaliação do mobiliário e equipamentos frente as atividades (hora x homem x trabalho);
- Aferição e análise das condições ambientais dos locais de trabalho;
- Recomendações técnicas para melhoria das condições de trabalho.
- Implantação de medidas de controle;
- Treinamentos e cursos sobre ergonomia;
  • Laudo de Condições Inseguras
Analisa e aponta condições inseguras e a forma de corrigi-las de modo preventivo, eliminando pontos estratégicos de acidentes do trabalho.
  • L.R.A. (Laudo de Riscos Ambientais)
Rigorosa análise quantitativa e qualitativa dos agentes ambientais, bem como, das proteções disponíveis e utilizadas até o momento pela empresa e proposição de recomendações para correção.


  • Laudo de Resistência Ôhmica nos Pontos de Aterramento
Esta a NBR 5419 que fixa as condições exigidas ao elaborar o projeto, instalar e fazer manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) das estruturas definidas, bem como das pessoas. Aplica-se a estruturas comuns utilizadas para fins comerciais, industriais, agrícolas administrativos e residenciais, também para estruturas especiais.
  • Laudo de Habitabilidade em Containers
Elaboração do Laudo Técnico de Habitabilidade para Contêineres (certificando a ausência de Riscos Físicos, Químicos e Biológicos), conforme Portaria n° 30, baixada pelo MTE em 13/12/00, que acrescenta o item da NR 18.4.1.3.2.
  • Laudo de Aterramento Elétrico
O Objetivo do laudo é estabelecer prescrições e procedimentos de segurança que devem ser observados conforme a NR 10 - Segurança em Instalações Elétricas, da ABNT – NBR 5410 Segurança em Instalações Elétricas de Baixa Tensão e NBR 14039 Segurança em Instalações Elétricas de Média Tensão.
A finalidade do levantamento é a verificação e a avaliação das condições elétricas dos aterramentos elétricos dos equipamentos e painéis elétricos e outros que se fizerem necessários.
  • Outros Laudos
    Amostragens de poeiras, gases e vapores;
    Laudos de ruído;
    Laudos de exposição ao calor (conforto térmico);
    Laudos de luminância;

Acho que até aqui deu para ter uma ideia mais abrangente da quantidade de Laudos Técnicos possuímos dentro da segurança do trabalho, mais eles não param por aqui, existem outros, mas esses são os mais solicitados.