Sempre nos deparamos com atividades de risco na empresa e uma delas é a tal das Cargas Perigosas. Sempre que temos uma carga perigosa esperando para ser descarregada em nossas dependência já se começa a pensar em que tipo de documentação eu preciso ter em mãos, é, e realmente isso acontece com nossos amigos de profissão que estão iniciando, ou na empresa que não possui nenhum tipo de procedimento ou check list e assim por diante.

Aqui vou disponibilizar para download grátis como sempre, um check list, uma ficha de inspeção de veículo com cargas perigosas, esse check list não é a unica medida preventiva que temos e é claro que devemos nos utilizar de muitas outras, mais essas é um começo para que possamos ir adequando nossa documentação referente a cargas perigosas.

Bom, aqui vou explicar como utilizar o check list, lembrando que cada resposta negativa será um fator para o impedimento da entrada do veículo.

Cabeçalho
Deve ser colocado a logo da sua empresa e o número do check list, o número possibilitará o rastreio desse documento posteriormente se for necessário.

Informações referentes ao produto e transportadora
Produto:Deve ser colocado que tipo de carga perigosa está no caminhão;
Transportadora: O nome da transportadora;
Placa / carreta / Cavalo: Dados referentes a estes, como placa e identificações.

Documentação do Condutor
Aqui a preocupação é se o Condutor está em dia tanto com sua habilitação quanto com treinamento para Movimentação e Operação de Produtos Perigosos MOPP, se ele porta vestes adequadas e seu estado de saúde.

Veículo em bom estado de conservação
Também é importante saber isso, pois esse veículo irá entrar em nossa empresa então devemos verificar pelo menos o básico.

Veículo atende aos quesitos da legislação
Nessa etapa verificaremos se o veículo está equipado com o que a legislação pede, se possui epi adequado, Fispq  e Ficha e Envelope de Emergência entre outros itens.

Segurança no Carregamento ou Descarregamento do Produto
Nesse campo temos que colher autorização para executar a tarefa, então iremos adequar o check list aos produtos que trabalhamos na empresa.
Aqui pede se tem autorização ( sim ou não e a assinatura do Operador ).

Campo Condutor
Nesse campo, após o carregamento ou descarregamento o condutor deverá preencher: Nome, assinatura, horário e data.

Em caso de reprova
Caso tenhamos uma reprova, seja de produto, condutor ou veículo também devemos especificar no check list.
Basta relatar o motivo da reprova e colher as devidas assinaturas.

Lembrete: Para toda atividade de risco devemos sempre aplicar uma APR - Analise Preliminar de Risco. Se em sua empresa já possuir a APR basta fazer os 2 procedimentos ( Check List do Veículo e cargas perigosas e a APR ). Caso não tiver a APR, aqui no blog você encontra.

O check list que apresento é realmente muito simples e fácil de preencher e conta com uma boa organização dos tópicos básicos que precisamos inicialmente.
Espero que este check list os ajudem muito no desenvolvimento de um trabalho com segurança.


Aqui no blog temos mais artigos relacionados e na seção de download também, faça uma busca.

https://drive.google.com/file/d/0BwKv58EjJf5gVWxZQmloV0Jja2M/view?usp=sharing



Boa leitura...