A Matriz de Treinamento é uma das ferramentas de gestão mais importantes na empresa e principalmente para quem deverá cuidar das aplicações desses treinamentos ao trabalhadores da empresa. Nela você relaciona os Treinamentos e as Funções dos colaboradores para uma consulta simplificada.

Toda empresa deve ter um Plano Anual de Treinamento onde será apontado a necessidade de capacitar ou reciclar seu pessoal, afim de termos uma melhor produtividade, melhor desenvolvimento e menos acidentes.

Com a M.T conseguiremos planejar as melhores datas para a realização dos treinamentos para cumprimento das normas regulamentadoras e instruções internas. Vale ressaltar que esse documento é apenas um dos documentos que o auditor do ministério do trabalho gosta de ver, pois nem toda empresa se utiliza de uma matriz de treinamento, mas ele indica organização, mesmo que não tenha sido cumprido ainda alguns treinamentos ela aponta a necessidade da sua realização.

Para a elaboração do Plano Anual de Treinamento e o preenchimento da nossa Matriz de Treinamento torna-se necessário seguir algumas etapas:

1º Passo - Levantar as Necessidades de Treinamento;
2º Passo - Diagnosticar os Problemas;
3º Passo - Elaborar o Programa de Treinamento;
4º Passo - Executar os Treinamentos;
5º Passo - Analisar os Resultados;


Para se trabalhar de uma forma bem organizada e consciente o correto é utilizar o PPRA - Programa de Ricos Ambientas da empresa, dessa forma conseguiremos ver os riscos que temos e também a necessidade de qual treinamento e dessa forma poderemos começar a montar nossa matriz sem complicações.


Como organizar os treinamentos
A organização é fácil, seu cumprimento que é mais complicado pois nem tudo que planejamos conseguimos executar no período estipulado, seja por razões de verba, logística ou tempo e dessa forma nosso planejamento fica bagunçado e é de grande importância mantê-los na matriz pois se não forem concluídos no período programado ele ainda estará ali para que possamos reagendar para outro período mais conveniente.

Informação X Relevância
O objetivo da matriz é dar uma visão geral dos treinamentos que você está administrando, sendo assim quanto maior a informação, melhor será a matriz, mas lembre-se inclua somente informações relevantes para que a matriz não fique poluída e você perca a visão geral do seu gerenciamento.

Como Usar
Na Matriz de Treinamentos vamos apontar os colaboradores e suas funções e o treinamento que deve ser realizado.

Aponte se o treinamento será realizado por pessoal interno ou se depende de terceiros.

Destaque qual a modalidade do treinamento, carga horária do treinamento, validade da certificação, quantidade de participantes.

Configure a planilha de Matriz de Treinamento conforme sua necessidade, a planilha está desbloqueada para que você possa fazer um bom uso dela.


Faça Download Grátis  da Planilha de Matriz de Treinamento.


Matriz


Se gostou desse artigo e da Matriz de Treinamento, deixe seu comentário.

Bons Estudos.