Quando estamos estudando para ser um Técnico de Segurança, logo pensamos que seremos os melhores e que o conhecimento passado na escola será o melhor que poderemos aprender. Engano seu. Nossa área é complexa e cheia de surpresas e pensando nisso podemos nos aprimorar com alguns cursos simples e que fazem a diferença no dia a dia do TST.

Devemos nos atentar a qual área de atuação desejamos seguir, com isso procurar especialização para tal área, mas mesmo que ainda não tenha essa definição, não faz mau, todo curso é bem vindo. O conhecimento não ocupa espaço, sendo assim aproveite e faça tantos quanto puder.

Mais se lembre que cursos on-line não te trazem experiência pratica, procure não somente os cursos on-line como também os cursos presenciais onde você conta com um instrutor lhe auxiliando e tirando suas duvidas, aplicando exercícios práticos e de fixação. 

Os curso que indico ao TST recém formados e também para aqueles que já tem algum tempo na área mas que não estão muito bem integrados a realidade das atividades de Segurança no trabalho são:

- CIPA;
Aqui no curso de cipa ou instrutor de cipa você terá um bom conhecimento sobre as leis trabalhista e uma porção de outros assuntos que fazem parte diretamente da área do TST.

- Primeiros Socorros;
Um TST é visto como a pessoa que sabe de tudo, sendo assim conhecer primeiros socorros é fundamental, não somente para uma possível emergência no trabalho como em casa também.

- Brigada de Incêndio;
Mais um curso que faz parte diretamente das atribuições de um técnico, na maioria das vezes na empresa quem ministra esse curso é o TST e sendo assim nada melhor do que ministrar uma aula tendo domínio dela.

- Bombeiro Civil;
Esse curso agrega um grande conhecimento ao TST no que se refere a área de emergência e salvamento, o bombeiro civil tem dentro do seu curso vários módulos que nos trás conhecimento de equipamentos e procedimentos que não vemos na segurança do trabalho propriamente.

- APR - Analise Preliminar de Risco;
Todo TST sabe fazer uma APR certo?  Errado. Tem muito TST que não desenvolve muito bem uma APR. A APR é um documento procedimento que precisa ser muito bem planejado e elaborado pois dela é que irá sair as medidas de segurança para os trabalhadores.

- Altura;
Para saber como é a realidade de quem trabalha em altura, nada melhor do que experimentar a área, sendo assim aconselho fazer um curso para trabalhas em altura, dessa forma você terá maior sensibilidade com os risco que acometem essa atividade.

- Espaço Confinado;
Outra área de atuação critica, aconselho fazer os 3 módulos de curso, Trabalhador autorizado e Vigia de espaço confinado, Equipe de resgate e Supervisor de entrada. Eles irão expandir seu conhecimento em relação a espaços confinados e com certeza você terá muito mais segurança quando for liberar um serviço desse tipo.

- Emergência Química;
Quase toda empresa possui algum tipo de produto químico, outras são do ramo especifico. É muito interessante ter noções de como agir em caso de uma emergência química com vazamento ou derramamento de produto químico.

- NR10 - Seg em eletricidade;
Saber o que é a eletricidade, seus riscos e meios de controle é muito bom, vai ser muito útil na hora de elaborar APR quando se tratar de serviços próximo a pontos energizados e em áreas classificada.

- Elaboração de Documentos como: PPRA, PCMAT, PPP etc.
Ter uma melhor preparação para a elaboração de documentos é muito bom, pois você vai auxiliar o engenheiro no que for necessário e dessa forma um conhecimento a mais sempre é bem vindo.

- Curso de Inglês;
Hoje muito do que fazemos na empresa está em inglês, as vezes equipamentos, manuais, softwares enfim, muita coisa em inglês, o curso básico já ajuda, se tiver condições faça o curso avançado.

- Higiene Ocupacional;
Saber operar os equipamentos de avaliações ambientais é muito importante, sempre irá aparecer uma duvida ou condição que exigirá algum tipo de avaliação ambiental, então esteja preparado.

- Gestão Integrada ( ISO 9001, ISO 14000, OHSAS 18001);
Os cursos de gestão buscam realizar a integração dos processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social, facilitando a vida, otimizando processos e reduzindo custos.

- Como falar e se portar em Publico;
Aqui está uma das coisas que o TST tem que saber bem, como falar e se portar em publico. Temos muitos TST que não conseguem desenvolver um treinamento pois não conseguem se expressar em publico. Dica muito importante para esse TST que quer seguir em treinamentos na empresa.

- Curso de Informática;
Os cursos de informática são necessários para que possamos ter uma base de uso de gráfico, planilhas. Para quem trabalha com índices e projeções, renovar o conhecimento é grande importância.

Esses são apenas alguns dos cursos que recomendo à um TST. Todos esses cursos tem a principal função de fazer com que você tenha conhecimento do assunto e possa mais tarde passar esse conhecimento com segurança, seja em aulas ( treinamentos ) ou mesmo em questões de desenvolvimento de serviços na empresa ou com equipes terceirizadas.

Esses cursos fazem com que seu currículo fique mais gordo, mais competitivo no mercado de trabalho, apontando mais conhecimento em relação a sua área de atuação.

Vou deixar aqui um link para varias assuntos relacionados a segurança do trabalho, quem quiser conhecer esse material e estudar fique a vontade.

Bons estudos!