29 de agosto de 2016

Campanhas de Segurança do Trabalho



A Campanha de Segurança do Trabalho deve ser desenvolvida para conscientizar em relação à algum problema encontrado ou desordem persistente que não estamos conseguindo regularizar.

Deve ser especifica para aquele problema ou situação, pode ser feita envolvendo outros elementos como por exemplo, Tabagismo e Alcoolismo ( usando dois temas distintos) mas deve-se preferir utilizar de um único tema por vez, pois dessa forma nossas argumentações sempre serão mais fortes e direcionadas ao problema principal.

A campanha deve contribuir com:

• Um ambiente de trabalho seguro;
• A redução do absenteísmo;
• Alertar para os impactos relacionados a acidentes e doenças do trabalho no gerenciamento dos custos;
• Ações educativas em SST, onde possa levar informação clara sobre os riscos encontrados na empresa e os meios de mitigá-los;
• Estimular práticas seguras;

Obs: As Campanhas de Segurança do Trabalho não devem ser exclusivas de Sipat's e sim de todo período produtivo laboral na empresa.

Deve sempre existir alguma campanha, instrução, panfleto, impresso ou qualquer outra forma de divulgação na empresa.

Ela deve ser constante, a conscientização é algo que conseguimos a longo prazo e bem por isso, devemos manter sempre as informações de Segurança sempre bem vivas na mente dos funcionários.

A Campanha deve ser bem planejada, ter um bom material de divulgação. É necessário alguns passo para a sua realização, que são:

•Planejamento;
•Desenvolvimento e Produção de Material;
•Lançamento;
•Desenvolvimento;
•Avaliação;


Vamos entender cada um dos tópicos.

•Planejamento
No planejamento, devemos observar quais setores da empresa apresentam maior frequência de ocorrências ( acidentes, baixa na produtividade, etc... ).
Quais as principais causas dessas ocorrências.
Quais setores ou funcionários nossa campanha deve impactar.
Qual o objetivo principal da campanha.
Deve ser feita reuniões com os setores que apresentam alguma ocorrência para colher informações pertinentes para a campanha.
Fazer levantamento de investimentos para a campanha.
Criar uma logo marca para a campanha.

•Desenvolvimento e Produção de Material
Aqui é a parte onde vamos desenvolver e produzir tudo aquilo que será utilizado na campanha. Deverá ser posta em pratica todas as ideias obtidas nas reuniões com os setores.

•Lançamento
Deve ter uma mensagem que cause impacto em todos os setores da empresa,deve prender a atenção dos funcionários em um determinado assunto especifico.

•Desenvolvimento
Nesse momento, devemos fixar faixas e cartazes pela empresa.
Espalhar pelos setores da empresa folhetos e boletins informativos sobre o assunto abordado na campanha.
Quando a empresa possuir Jornal Interno ou outro meio de comunicação periódica com o funcionário, deverá publicar matéria de apoio a campanha.
Sempre exibir material áudio visual, dê preferência para exibições em locais onde se concentram funcionários por um determinado período, como por exemplo no refeitório nos horários de café, almoço, janta.
Realizar palestras educativas abordando o assunto nas áreas de maior incidência de ocorrências.

•Avaliação
Aqui devemos avaliar como está sendo o desenvolvimento da Campanha de Segurança do Trabalho.
Devemos aplicar ações para quantificar a aceitação da campanha.
Planilhar os dados obtidos.
Elaborar relatório apontando  os motivos da realização da campanha e sua conclusão, qual o impacto ela obteve ( deve usar fotos, panfletos da campanha, anexos e etc... ).

Normalmente para o desenvolvimento de uma Campanha de Segurança do Trabalho, nós trabalhamos em equipe, distribuindo assim as atribuições.

Pode ser formada a Equipa de Campanha onde teremos as seguintes atribuições:

- Gestor ou Líder ( será responsável por conduzir todo o desenvolvimento da campanha);
- Equipe de representantes ( das áreas que apresentam ocorrência; - a cipa é uma boa pedida );
- Equipe de Marketing Interno ( desenvolvimento de material );
- Organizador ( define o cronograma em que deverá acontecer a campanha - quinzenal, mensal e etc...);
- Tesoureiro ( deverá cuidar da parte financeira da campanha, fazer orçamentos );
- Equipe de Divulgação ( quem deve divulgar - a cipa é uma excelente ideia, pois está inserida na empresa e com os funcionários );

Estou deixando 3 panfletos de divulgação de Campanhas realizadas para exemplificar.

Bons estudos!





  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •              Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF   

0 comentários:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo!

Seu comentário é sempre bem vindo! Basta respeitar. Comente, opine, se expresse! Esse espaço é para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato. Ao comentar você concorda com nosso Termos de Uso

Espero que tenha gostado do Blog SNC!, Volte Sempre!

* Não aceitamos propagandas de outros sites/blogs nos comentários sem a prévia autorização*