Esse é um dos grandes questionamentos que recebo: O que é um Supervisor de Trabalhos em Altura? Para que um Supervisor de Trabalho em Altura? O que ele faz? e por aí vão as duvidas...
Vou falar um pouco sobre ele e deixar um pouco de informação referente, espero ajudar.


Para que possamos aplicar os preceitos da Norma Regulamentadora 35 - NR35, precisamos tirar as duvidas quanto a quem deve fazer o curso para Supervisor de trabalhos em Altura.

Transcrição da NR35
35.1.1 Esta  Norma estabelece  os requisitos  mínimos e  as  medidas de proteção  para  o  trabalho  em  altura, envolvendo  o  planejamento,  a  organização  e  a  execução,  de  forma a garantir  a  segurança  e  a  saúde  dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

A NR35 vem tratar da segurança que se deve aplicar em trabalhos executados acima de 2,00 metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

Com isso entendemos que a empresa deve capacitar seu funcionário para esses trabalhos e deve fazer isso por meio de treinamento, onde o trabalhador irá aprender a reconhecer riscos e como se proteger deles, pois em trabalhos em altura o risco de queda não é o único que está latente, temos a exposição às condições climáticas como: chuva, sol, ventanias...

Por um lado, é muito bom que o próprio trabalhador saiba reconhecer tais riscos e saiba também reconhecer os equipamentos para trabalho em altura. Por outro, é muito importante que ele tenha um supervisor de trabalho em altura para dar auxilio e apoio necessário nesses trabalhos de risco.

1-Quem é o Supervisor de Trabalhos em Altura?
O supervisor é basicamente um fiscal de serviços. Fiscaliza as condições de trabalho.

2-O que o Supervisor de Trabalho em Altura faz?
Ele fiscaliza as condições de trabalho, observando o que a NR35 pede como obrigação do empregador e do empregado. Isso quer dizer que ele fiscaliza tudo desde pessoas à condições de trabalho até os equipamentos e procedimentos que irão ser usados.

3-Como o Supervisor de Trabalho em Altura desenvolve seu trabalho?
Ele analisa e identifica os pontos de risco na empresa, orienta os trabalhadores quanto ao uso dos EPI's adequados e a outros equipamentos que forem necessários.
Deve preencher a permissão de Trabalho em Altura, aplicar procedimentos de emergência se necessário e prestar primeiros socorros se for o caso.

4-Quem pode fazer o curso de Supervisor de Trabalho em Altura?
Como estamos falando de riscos inerentes de uma função especifica o ideal para ser Supervisor de Trabalho em Altura são: Profissionais de Segurança do Trabalho, Lideres, e pelo próprio trabalhador tendo em vista que já seja uma atividade desempenhada pelo mesmo a algum tempo.

5-Como é o curso para Supervisor de Trabalhos em Altura?
Esse curso é bem estruturado e muito completo, conta com carga horária de 40 horas e repassa ao aluno muita informação referente ao riscos dos trabalhos em altura, equipamentos diversos, procedimentos que devem ser aplicados, o que fazer em situações de emergência, primeiros socorros entre outros.

É claro que  existe muito mais informação pertinente a esse assunto, muito mais mesmo. Pois o supervisor de Trabalhos em Altura tem que adquirir bastante conhecimento teórico e pratico para poder assegurar que os trabalhadores realmente terão segurança na atividade que irão desempenhar.
Sugiro à quem estiver interessado em saber mais sobre esse assunto que faça uma pequena pesquisa aqui mesmo no Blog, que com certeza, irá encontrar muito mais material relacionado ao supervisor e também sobre os trabalhos em altura ( pois no final das contas, todo o conhecimento do supervisor vem diretamente da atividade primária que é a do Trabalhador de Altura ).


[ Se esse artigo foi útil para você, comente ou deixe sua opinião. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]


Bons estudos!