O que é um incidente?
É quase um acidente. É uma ocorrência imprevista e indesejada que possui potencial de gerar dano pessoal, material, ambiental ou o comprometimento da continuidade operacional.

Cada trabalhador ou contratado, é responsável por zelar pela sua integridade física e de seus colegas, cabendo a si as ações necessárias para a prevenção de qualquer tipo de perda no âmbito das suas atividades profissionais e a comunicação dos incidentes ocorridos em sua área de atuação.

O encarregado deve garantir o caráter preventivo da comunicação dos incidentes, promovendo junto aos seus liderados e contratados sob sua responsabilidade, as ações necessárias para a efetividade deste procedimento.

O encarregado também é responsável pela investigação e análise dos incidentes relatados por sua equipe e pelas ações preventivas e corretivas necessárias para eliminação das causas.

Todo o incidente na área física da fábrica e no âmbito dos seus contratos terá tratamento formal, devendo ser registrado por escrito, investigado e as ações de controle monitoradas quanto a sua implantação.

O incidente deverá ser comunicado pelo trabalhador ou contratado responsável pela detecção do problema.

Ações Corretivas: Devem ser tomadas ações imediatas para a eliminação ou controle dos riscos potenciais. Após a análise devem ser providenciadas as ações corretivas de caráter permanente. As ações corretivas geradas pelos incidentes devem ter sua execução priorizadas.

Quando necessário, um profissional de segurança e meio ambiente poderá assessorar na investigação e adoção das ações de controle.

Acompanhamento das Ações: As ações corretivas e preventivas geradas pelos incidentes serão acompanhadas pelo responsável por segurança, saúde e meio ambiente da área envolvida nesses registros. Todos os trabalhadores e contratados serão permanentemente informados sobre o andamento das ações decorrentes de incidentes.




[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]