Se você se ferir, não importando quão leve ou superficial possa ser o ferimento, comunique seu chefe e vá até ao ambulatório médico para fazer um curativo ou outra providência de primeiros socorros.

Um corte, um arranhão, um cisco no olho, uma queimadura, qualquer ferimento, muitas vezes, mesmo que não seja aparentemente grave, se não for adequadamente cuidado, poderá ficar seriamente infeccionado.

Não permita que um leigo ou um curioso faça o tratamento de seu ferimento. As pessoas que estão credenciadas a fazer curativos, aplicar injeções, tirar corpo estranho dos olhos e dar medicamentos são os médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Se um acidente ferir gravemente uma pessoa da sua área de trabalho, vindo a vítima precisar de ajuda, providencie socorro o mais rápido possível junto à equipe de segurança ou junto ao encarregado que estiver mais próximo.

Lembre-se que os socorristas apenas procedem o Primeiro Socorro e o encaminhamento para atendimento médico.

Após o atendimento, sua liderança, os responsáveis por contrato e por segurança e saúde de sua área deverão ser imediatamente avisados, sendo que a empresa tem o prazo de 24 horas para enviar ao INSS um documento conhecido como CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. É este documento que vai garantir os seus direitos caso sua lesão requeira atendimento e assistência complementares.

Se você comparecer na enfermaria em outro dia diferente do dia que aconteceu o acidente a responsabilidade será totalmente sua pelas consequências na demora em comunicar.

"Comunique-se, nunca tente esconder uma lesão é mais facial tratar com responsabilidade a ocorrência do que procurar escondê-la."


[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]