A particularidade entre documentação de segurança do trabalho é muito comum, a documentação seja ela PPRA, LTCAT, PCMSO, PCMAT enfim, tantos outros. Cada um tem seu ponto específico para cuidar da mesma coisa, da saúde, segurança e integridade do trabalhador.

Muitas pessoas se confundem com normas, leis, decretos, portarias, instrução normativa e por aí a fora, e não final fazem uma grande mistura de argumentação para poder implantar um documentou ou outro referente a segurança do trabalho.

É muito comum vermos equívocos com esses documentos, mas tenha atenção para não elaborar o documento errado para seu cliente.

Para deixar isso um pouco mais claro, hoje vamos trabalhar sobre PPRA X LTCAT que são 2 dos documentos que passam por equívocos na hora de saber qual deve ser aplicado, ambos são diferentes, mas mesmo assim confundem a cabeça de quem solicita o serviço e também as vezes de quem vai executa-lo.

Logo abaixo posto uma pequena tabela com as principais particularidades, que caso você tenha dúvidas, basta ler e aplicar o que cabe à esse serviço.


Com base nessa explanação sobre cada um dos documentos, acredito que não haverá mais erros na hora de aplicar a documentação correta para cada caso.

[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]

Bons estudos!