Onde existe técnico de segurança, também existirá o Relatório de Segurança do Trabalho. Esse documento é desenvolvido pelo técnico apontando suas atividades em um determinado período, afim de apontar tudo aquilo que ele averiguou, ocorrências, sinistros ou qualquer outra situação que necessite ser relatada a superiores. Ele também pode ser elaborado pelo engenheiro sem nenhum problemas.

Para darmos inicio ao nosso relatório é necessário que façamos uma analise previa de quem irá recebe-lo( Gerente, gestor ou o patrão ), devemos tomar o cuidado de escreve-lo em uma linguagem clara para que seja de fácil compreensão.

O Relatório pode ser dividido em categorias distintas, dessa forma podemos elaborar vários tipos de relatórios e segurança diferentes, como:

Relatório de Pesquisa;
Relatório de Rotina;
Relatório de Controle de Perdas;
Relatório de Gestão;
Relatório de Investigação de Acidentes e Incidentes;
Relatório de Condições e ou Comportamentos Inseguros;
Relatório de Curso/Treinamento; etc...


O relatório deve ser claro e objetivo, deve dar o entendimento da realidade para o leitor e deve apontar:

O que aconteceu? - expor os fatos;
O que você acha sobre o fato ocorrido? - analise e conclusão;
O que deve ser feito? - apresentar soluções e justificativas;

Para sua confecção deve-se ter em mente uma estrutura básica de relatório onde se deve constar:

Introdução;
Sumário;
Corpo;
Conclusões;
Recomendações/Proposta de Melhoria;
Anexos;


Com esses 06 itens iremos moldar nosso relatório para qualquer situação e iremos fazer com que as informações nele contido, seja exatamente o que expressa a realidade do acontecimento.

Sendo assim, vou deixar mais fácil a compreensão para cada item e depois vocês trabalhem melhor cada item com o que vocês já estão habituados ou o que melhor convier.

1-Introdução;
A introdução ou apresentação aponta o trabalho, o fato, o ocorrido. Aqui deve ser exposto ou apresentado o problema e também qual a finalidade do documento.

2-Sumário;
Aqui vamos apontar cada capitulo do nosso relatório.

3-Corpo;
No corpo do Relatório é que se faz o desenvolvimento de tudo, aqui iremos relatar detalhadamente os fatos. Podemos dividir essa parte do documento em outra 4 partes.
-Método - aqui devemos apontar em ordem cronológica e exata os acontecimentos e procedimentos adotados.
-Descrição - deve ser descrito minuciosamente os fatos.
-Resultado - aqui deve-se relatar os resultados do trabalho, da pesquisa ou das ações tomadas.
-Discussão e Embasamento Legal - Aqui devemos apontar o que entendemos quanto aos resultados e as normas vigentes que foram utilizadas  para embasamento.
Obs: nessa etapa do documento temos que convencer o leitor pela razão dos fatos.

4-Conclusões;
A conclusão é feita levando-se em conta os fatos que apresentamos.

5-Recomendações/Proposta de Melhoria;
As recomendações sempre devem ser fundamentadas nas conclusões e devem oferecer a solução para o fato relatado.
Aqui é bom utilizar de uma ferramenta de analise de melhoria, como por exemplo 5W2H ( O que?, Por que?, Aonde?, Quando?, Quem?, Como?, Quanto? ) permitindo um melhor registro e gerenciamento das recomendações mencionadas.  O apontamento de normas de segurança também é muito bem vindo nessa parte do documento.

6-Anexos;
Os anexos, essa é uma parte de muita importância pois é aqui que iremos usar de planilhas, tabelas, imagens, certificações, credenciais, ART, fotos, etc. A intenção dos Anexos são de ilustrar aquilo que relatamos anteriormente no corpo do documento.

Todo esse esforço para relatar algo, apontar uma situação, mostrar algum fato, solicitar melhorias, evidenciar erros, investigar acidentes enfim, tantas outras situações.

 
Estou deixando um exemplo de Relatório de Acompanhamento de Obra  para ilustrar esse artigo. Fiquem a vontade para baixar.


RAO



[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]


Bons estudos!