A descrição de cargo ou função é pratica bastante conhecida em segurança do trabalho, mais não só na segurança, também é quesito importante para quem atua no RH e Qualidade seguindo os preceitos das ISOs, nesse caso a ISO 9001.

Tendo em vista a grande solicitação de explicação referente a esse assunto, vou comentar um pouco como se faz a descrição de Cargo e Função para as ordens de serviço ( O.S ), que mais tarde servirão para a elaboração de outros documentos que necessitem delas como o PPRA por exemplo.

Você precisa ter não só a descrição do cargo e atividades a serem exercidas como também, ter uma "ficha" completa referente a todos esses dados, entre eles Identificação de Cargo já existente, Localização do Cargo, Descrição de Competências.

Não existe uma maneira simplicidade de ser fazer isso, realmente você terá que ir até o setor, irá analisar  o cargo e função que provavelmente já existem e daí sim, irá descrever de forma criteriosa.
Comece as descrições de cargo pelos cargos de gerência, pois quando o profissional que irá fazer as descrições tem um conhecimento global de cada área, a descrição dos demais cargos torna-se mais fácil.


1 - O que é uma Descrição de Cargo ou Função?
É descrever, especificar, dizer exatamente aquilo o que é necessário para ocupar aquele cargo. 

Sendo assim você terá que apontar as Habilidades, as responsabilidades, os requisitos, as atribuições e também onde se localiza o cargo em questão.

Isso deve ser realizado com o auxilio de quem já desempenha a função, com apoio do RH e até da diretoria.

2 - Para que serve a Descrição de Cargo ou Função?
A descrição do cargo ou função serve para mostrar quais requisitos são necessários para se ocupar o cargo em questão, isso em gestão de pessoas é muito importante.

Esse documento é de grande importância na empresa, pois ele irá auxiliar na elaboração de outros documentos como o PPRA, Investigação de Acidentes, Mapa de Risco, Analise Ergonômica Ordem de Serviço e tantos outros.

3 - Como faço a Descrição de Cargo ou Função?
Não é uma tarefa difícil, mas necessita de atenção e observação crítica a fim de descrever com veracidade aquilo que se observa e que teremos como atividades de uma determinada função.

Para que a descrição aconteça, podemos dividir o serviço em 3 etapas para facilitar, que são:
  • Identificação de Cargo já existente ou não ; 
  • Localização do Cargo; 
  • Descrição de Competências.


1 - Identificação de Cargo já existente
Devemos começar pelos cargos já existentes, deve ser feito um organograma funcional, é mais fácil para determinar as funções e a hierarquia desses cargos.

Quando existir a necessidade de criar um cargo ou função nova, aí sim iremos pontuar no organograma aquele cargo ou função, com seu superior hierárquico.

Use o termo “Ajudante” quando aquele colaborador ajudar a uma pessoa, por exemplo: Ajudante de Mecânico e Ajudante de Eletricista e o termo “Auxiliar” quando um empregado auxilia numa tarefa.

2 - Localização do Cargo
Aqui devemos identificar qual é o cargo ( Nome do Cargo ), deve ser criterioso, escreva o nome do cargo por completo, sem cortes e nem abreviações - exemplo: Técnico de Segurança do Trabalho ou Analista de Recursos Humanos Junior, isso facilita na identificação de cada função.

Defina o setor ao qual pertence aquela função, por exemplo Setor: Segurança do Trabalho - Função: Técnico de Segurança do Trabalho.

Identifique quem é o superior imediato daquela função, como no nosso exemplo - Técnico de Segurança do Trabalho sempre responde ao Engenheiro de Segurança do Trabalho. Esses critérios deverão ser realizados com base na realidade laboral da empresa.

3 - Descrição de Competências
Devemos pontuar as funções e suas responsabilidades, a formação escolar mínima para a função, as habilidades necessárias, os cursos e conhecimentos necessários e também o tempo de experiencia desejável.

Simples, fácil e rápido. Mas lembre-se, sempre deve apontar a realidade da empresa.

Estou disponibilizando um modelo de descrição de cargo ou função para Download Grátis.

Descrição Cargo e Função


[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]

Bons Estudos!