O cálculo em si não é difícil mas muito trabalhoso. Para cada caso existe diferentes variáveis envolvidas e em muitos casos podem chegar a dezenas de variáveis, muitas vezes de difícil identificação. Em linhas gerais pode-se dizer que o custo do acidente é o somatório dos custos diretos e indiretos envolvidos
C = CD + CI
CUSTO DIRETO:
É o custo mensal do seguro de acidente do trabalho. Não tem relação com o acidente em si. A contribuição é calculada a partir do enquadramento da empresa em três níveis de risco de acidente do trabalho essa porcentagem é calculada em relação à folha de salário de contribuição e é recolhida com as demais contribuições arrecadadas pelo INSS.
1% para a empresa de risco de acidente considerado leve.
2% para a empresa de risco médio.
3% para empresa de risco grave.
CUSTO INDIRETO:
Não envolve perda imediata de dinheiro. Relaciona-se com o ambiente que envolve o acidentado e com as consequências do acidente. Entre os custos indiretos podemos citar:
C = CD + CI
CUSTO DIRETO:
É o custo mensal do seguro de acidente do trabalho. Não tem relação com o acidente em si. A contribuição é calculada a partir do enquadramento da empresa em três níveis de risco de acidente do trabalho essa porcentagem é calculada em relação à folha de salário de contribuição e é recolhida com as demais contribuições arrecadadas pelo INSS.
1% para a empresa de risco de acidente considerado leve.
2% para a empresa de risco médio.
3% para empresa de risco grave.
CUSTO INDIRETO:
Não envolve perda imediata de dinheiro. Relaciona-se com o ambiente que envolve o acidentado e com as consequências do acidente. Entre os custos indiretos podemos citar:
1. salário que deve ser pago ao acidentado no dia do acidente e nos primeiros quinze dias de afastamento, sem que ele produza.
2. multa contratual pelo não cumprimento de prazos.
3. perda de bônus na renovação do seguro patrimonial.
4. salário pago aos colegas do acidentado.
5. despesas decorrentes da substituição ou manutenção de peça danificada.
6. prejuízos decorrentes de danos causados ao produto no processo.
7. gastos de contratação e treinamento de um substituto.
8. pagamento de horas extras para cobrir o prejuízo causado à produção.
9. gastos de energia elétrica e demais facilidades das instalações (hora extra).
10. pagamento das horas de trabalho despendidas por supervisores e outras pessoas e ou empresas:
- na investigação das causas de acidentes.
- na assistência médica para os socorros de urgência.
- no transporte do acidentado.
- em providencias necessárias para regularizar o local do acidente.
- em assistência jurídica.
- em propaganda para recuperar a imagem da empresa.
Em caso de acidente com morte e invalidez permanente ainda devemos considerar o custo da indenização que deve ser pago mensalmente até que o empregado atinja a idade de 65 anos.
PESQUISA FEITA PELA FUNDACENTRO REVELOU A NECESSIDADE DE MODIFICAR OS CONCEITOS TRADICIONAIS DE CUSTOS DE ACIDENTES E PROPÔS UMA NOVA SISTEMÁTICA PARA A SUA ELABORAÇÃO, COM ENFOQUE PRÁTICO, DENOMINADA CUSTO EFETIVO DOS ACIDENTES, COMO DESCRITO A SEGUIR:
Ce = C - i
Ce = Custo efetivo do acidente.
C = custo do acidente.
i = indenização e ressarcimento recebidos por meio de seguro ou de terceiros (valor líquido)
C = C1 + C2 + C3
Ce = Custo efetivo do acidente.
C = custo do acidente.
i = indenização e ressarcimento recebidos por meio de seguro ou de terceiros (valor líquido)
C = C1 + C2 + C3
C1 = Custo correspondente ao tempo de afastamento ( até os
15 primeiros dias) em consequência de acidentes com lesão.
C2 = Custo referente aos reparos e reposições de máquinas, equipamento e materiais danificados ( acidente com danos a propriedade)
C3 = Custos complementares relativos às lesões (assistência médica e primeiros socorros) e os danos à propriedade (outros custos operacionais, como os resultantes de paralisações, manutenção e lucros interrompidos).
Atualização do artigo - 14-06-2017
Estou disponibilizando uma planilha para facilitar o calculo, quem quiser basta fazer o download gratuito.
Bons estudos!
4 Comments
Oi,
ResponderExcluirHa uma planilha para fazer estes cálculos.??
Olá Amigo (a),
Excluirseja sempre bem vindo ao nosso blog, obrigado por ler e comentar.
Sim, existe uma planilha para se gerar o código mais facilmente, já fiz a atualização do artigo e disponibilizo a mesma no link que segue. Baixe Aqui! Grande abraço!
bom dia
ResponderExcluireu sofri um acidente na empresa gostaria de saber como fazer o calculo
Bom dia Dalton,
Excluirobrigado por seu comentário, seja sempre bem vindo ao blog.
Normalmente o custo do acidente é feito pelo RH, pois eles estão familiarizados com isso.
Porém, deixei uma planilha ao fim do artigo para facilitar o cálculo, faça download dela e a alimente com as informações solicitadas, ao final você terá os valores.
Abraço!
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