2 de janeiro de 2013

Segurança e Medicina do Trabalho??

Uma das perguntas que mais nos é feita é essa e para elucidar segue resposta.

Segurança e Medicina do Trabalho

Segurança e medicina do trabalho é uma área muito importante. Esta é a área de atuação do Médico do Trabalho. Ele tem a função de executar exames periódicos em todos os empregados, em especial naqueles que estão expostos a um risco maior de acidentes ou de doenças profissionais, fazer o exame clínico, interpretar os resultados de exames complementares, controlar as condições de saúde dos trabalhadores, assegurar que eles possam continuar operando e produzindo.

É função do Médico do Trabalho executar exames médicos especiais em trabalhadores que sejam do sexo feminino, idosos, menores ou portadores de subnormalidades, fazer anamnese, detectar prováveis danos à saúde ocasionadas pelo trabalho que façam, instruir a administração da empresa para possíveis mudanças; fazer tratamento de urgência em casos de acidente ou alterações agudas de saúde, orientar e executar a terapia adequada, prevenir maiores consequências para o trabalhador.

O Médico do Trabalho é responsável pela avaliação das condições de insegurança, visitação periódica dos locais de trabalha, sugerir à direção da empresa medidas que possam remover ou atenuar os riscos que existam – junto com outros profissionais; participação no planejamento e execução dos programas de treinamento das equipes de atendimento e de emergências, avaliação das necessidades. Também é de sua responsabilidade ministrar aulas, capacitar o pessoal dos primeiros socorros no caso de acidentes de grande gravidade e catástrofes.

O Médico do Trabalho também participa de inquéritos sanitários, levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas e estudos de epidemia. Elabora ou preenche formulários próprios e estuda dados estatísticos, estabelece medidas para reduzir morbidade e mortalidade ocasionadas por acidentes e doenças; entre outras atribuições.
  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •              Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF   

0 comentários:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo!

Seu comentário é sempre bem vindo! Basta respeitar. Comente, opine, se expresse! Esse espaço é para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato. Ao comentar você concorda com nosso Termos de Uso

Espero que tenha gostado do Blog SNC!, Volte Sempre!

* Não aceitamos propagandas de outros sites/blogs nos comentários sem a prévia autorização*