Biossegurança é um conjunto de medidas preventivas destinadas a reduzir o risco de transmissão de doenças infecciosas, as pragas de quarentena, as espécies exóticas invasoras, organismos vivos modificados.

Enquanto faz biossegurança englobam a prevenção da remoção intencional (roubo) de materiais biológicos de laboratórios de pesquisa, esta definição é de âmbito mais restrito do que a definição usada por muitos especialistas, incluindo as Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Essas medidas preventivas são uma combinação de sistemas e práticas em seu lugar legítimo em laboratórios de biociências para evitar o uso de agentes patogênicos perigosos e toxinas para uso malicioso, bem como por agentes aduaneiros e de gestores de recursos agrícolas e naturais para prevenir a disseminação destas biológica agentes naturais e manejados. Referência Nº. 123 ecossistemas.

Embora a segurança é geralmente pensada em termos de "Guardas, Gates, e o Guns", biossegurança abrange muito mais do que isso e exige a cooperação de cientistas, técnicos, decisores políticos, engenheiros de segurança, e agentes da lei.

Componentes de um programa de biossegurança do laboratório incluem:
• Segurança física
• Pessoal de segurança
• Controle de material e prestação de contas
• Segurança dos transportes
• Segurança da informação
• Gestão do programa

O avanço das ciências da vida e da biotecnologia tem o potencial de trazer grandes benefícios para a humanidade através de responder aos desafios da sociedade. No entanto, é possível também que tais avanços poderiam ser exploradas para fins hostis, algo evidenciado em um pequeno número de casos de bioterrorismo, mas sobretudo pela série de grandes programas de guerra biológica ofensiva realizada por estados importantes no século passado .

Lidar com este desafio, que foi rotulado o dilema do "dual-use requer uma série de atividades diferentes, como os acima identificados como sendo necessários para biossegurança.

No entanto, um dos ingredientes essenciais para garantir que as ciências da vida continuar a gerar grandes benefícios e não se tornem sujeitos a utilização para fins hostis é um processo de interação entre os cientistas e a comunidade de segurança e ao desenvolvimento de fortes estruturas éticas e normativas para elogiar medidas legais e regulamentares que estão sendo desenvolvidos pelos Estados.