Entidades promovem debate entre trabalhadores da saúde com enfoque na NR 32
Por ACS/A.R. em 04/09/2013

A Norma Regulamentadora 32 (NR-32), publicada em 11 de novembro de 2005, será debatida pela primeira vez por meio de teleconferência para todos os trabalhadores da área da saúde em território nacional. O debate acontece no próximo dia 12 de setembro, das 15h às 16h30.
O evento, NR-32 – mitos e verdades – um desafio para a saúde será promovido pela Rede SESC-Senac Teleconferência conta com a participação da Fundacentro, representada por Érica Lui que é membro da Comissão Tripartite Permanente Nacional (CTPN) da NR-32 e falará sobre o papel da instituição.
De acordo com a pesquisadora esse evento será importante para que os profissionais possam ter melhor clareza sobre a aplicação da Norma, evitando dificuldades de interpretação. Ela destaca um exemplo que se refere ao uso de adornos no ambiente de trabalho. Para Érica, o mais importante é que o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) esteja em consonância com a Norma, a fim de evitar linguagens diferentes. “Só há efetividade no cumprimento da Norma quando existe uma fiscalização e uma penalização efetivas”, ressalta a pesquisadora.
O programa será dividido em dois 2 blocos. No primeiro, os palestrantes debaterão alguns dos assuntos abordados na Norma, e no segundo, eles responderão a perguntas encaminhadas pelo público.
Todos os palestrantes são membros da Comissão Tripartite Permanente Nacional da NR-32: o auditor fiscal do trabalho Antônio Carlos Ribeiro Filho é o coordenador da Comissão e da bancada do Governo (MTE); Maria Nelcy Oliveira da Costa é coordenadora da bancada dos Trabalhadores (FS); Luís Sérgio Soares Mamari é o coordenador da bancada Patronal na CTPN (CNC); e Vera Lúcia Cantalupo, que é assessora técnica da CTPN (CNFI). A mediação será feita pelo jornalista Sidney Resende, com apoio de Gildete Amorim, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A teleconferência será transmitida ao vivo dos estúdios do Condomínio Sesc-Senac, no Rio de Janeiro e poderá ser acompanhada em mais de 400 salas e auditórios espalhados pelos estados da Federação.
O público poderá participar nesses endereços ou enviando perguntas, comentários e sugestões pelo e-mail teleconfsesc@senac.br, pelo fax 0800-023-0220, pelo telefone 0800-283-0270 ou ainda pelo Twitter @telesescsenac. Mais informações poderão ser obtidas no site