30 de abril de 2015

Planilha para Controle de Extintores de Incêndio ( automática )






Hoje estou trazendo uma planilha para controle de Extintores de Incêndio. Essa planilha é item indispensável na empresa.
Ela é automática, você coloca a data de recarga e ela aponta quando vence, assim facinho. Todos os outros campos devem ser preenchidos normalmente. A boa é que você não precisa ficar checando os extintores semanalmente, ela te avisará quando mandar para a recarga os extintores vencidos.
Tive o prazer de usa-la por um bom tempo fazendo controle dos extintores de varias Usinas de Açúcar e Álcool em que prestávamos assessoria.
Bom, mais chega de papo e vamos ao que interessa.


Como Funciona
A planilha avisa 30 dias antes do vencimento do extintor. Tem formula que trabalha para você. A partir daí ela muda de cor avisando regressivamente que o extintor está para vencer.

Como usar
Preencha os dados da planilha. Atenção não preencha o campo com o nome “validade do extintor”, não digite nada ali. A própria planilha irá preencher esse campo.

Vamos ver passo a passo.
  • Número de patrimônio
Aqui você pode optar por Número de Patrimônio ( caso sua empresa faça esse tipo de controle ) ou por Número de Extintor ( caso ache mais viável ).
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Lacre
Campo Opcional, é bom saber se os extintores estão sendo cuidados e o lacre é um item que deve sempre estar em perfeito estado.
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Número do INMETRO
O número do selo do INMETRO é a garantia que seu extintor foi recarregado por uma empresa que tem registro no Inmetro. Isso é muito importante para garantir a qualidade dos seus extintores.
É importante o preenchimento.
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Tipo e Kg/Lt
O campo tipo deve ser preenchido pois é ele que indicará de qual agente extintor é o seu equipamento. Exemplo: AP= Agua Pressurizada, PQS = Pó Químico Seco etc.
Já o campo KG/Lt vai indicar o peso e volume do extintor de incêndio, preencha esse campo também. Pois na hora de solicitar novas recargas você já saberá de que agente extintor é e qual o peso.
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Data Recarga
Esse é o campo mais importante da nossa planilha. É a partir desse campo que teremos controle de nossos extintores.
Coloque a data em números separando com traço (-) ou barra (/) e dê enter ou Tab, e pronto a formula passará a funcionar.
Esse campo inicia o trabalho da formula, fazendo a planilha funcionar.
  • Localização
Esse campo é para apontar onde o extintor está localizado, dessa forma você não ficará correndo de um lado pra outra na empresa. Irá direto onde o extintor em questão está. Preencha de forma a entende onde ele está e pronto.
Esse campo não altera o funcionamento da planilha.
  • Validade do Extintor
Aqui se encontra a formula da planilha, NÃO DIGITE NADA AQUI. Caso o faça, estragará a formula. Esse campo calcula automaticamente o tempo de cada extintor de incêndio e diz pra você se venceu, se não venceu, se faltam 1 ou 10 dias para vencer...   Então não estrague a formula.
Esse é o campo que não pode ser danificado, ELE CONTROLA O VENCIMENTO.

  • Sinalização e Placas
Esses campos servem para apontar como andam a qualidade de nossas sinalização de emergência, serve como indicadores para nova pintura de solo ou substituição de placas danificadas ou muito antigas. É um campo opcional.
Esses campos não alteram o funcionamento da planilha.

Essa planilha é muito boa, muito funcional. Eu mesmo já a utilizei para assessoria em Usinas de Açúcar e Álcool fazendo o controle dos seus Extintores, mesmo os portáteis como os Extintores com rodas ( carretinha ). Dá pra controlar legal e olha que eu fazia controle de 800 a 1000 extintores e nunca tive problemas.
Caso sua empresa for muito grande ou possuir muitos extintores, utilize a planilha como eu fazia, duplique a planilha clicando com o botão direito do mouse na guia controle, opção mover ou copiar, marque a opção Criar uma cópia, e selecione a guia controle. Pronto, ela fez uma cópia da planilha toda com a formula funcionando e dessa forma você pode controlar seus extintores por setor se achar mais fácil.

E por fim, segue link para download grátis.

Planilha com vencimento a cada 1 ano

Anual

Atualização da matéria em 14 de maio de 2015 :

Segue link com a planilha  preparada para vencimento a cada 5 anos com as indicações de 30, 60 e 90 dias de aviso. ( como solicitado por leitor do blog ) 

Planilha com vencimento a cada 5 anos
5 anos



  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •              Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF   

13 comentários:

  1. Gostei muito da planilha, já estou fazendo uso dela.
    Estou gostando muito do blog também, parabéns para a equipe.
    Everaldo - TST - SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everaldo, grato por estar acompanhando o nosso blog. Seja sempre bem vindo.
      Estamos trabalhando para levar mais informação para vocês.
      Abraço.

      Excluir
  2. Olá... Gostaria de uma ajuda, se possível... Me surgiu uma dúvida quanto aos extintores que agora por determinação deverão ser trocados para ABC, dessa forma não poderão mais ser recarregados e sim deverão ser trocados de cinco em cinco anos... Ocorre que encontrei esta página e fiz o download da Planilha, que por sinal achei excelente, mas queria ver se não tínhamos como alterá-la para a nova realidade que nos encontramos... Por ex: Supondo que tenho um extintor ABC que vencerá no dia 05/06/2015 ou seja considerando a data de hoje, faltariam 30 dias para seu vencimento... Tem como incluirmos na planilha uma formula que avise 90 dias para vencer, 60 dias para vencer, 30 dias para vencer e assim por diante... vencido e válido... Não me entendo muito com as formulas de datas, pois na fórmula da planilha usa-se 365 dias ou seja 1 ano, como faríamos para inserir o prazo dos 5 anos? Ex: um extintor que vencesse dia 10/04/2020? Agradeço se puder me ajudar... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, obrigado por acompanhar o blog e por comentar. Seja sempre bem vinda.
      Sua colocação é muito boa, eu também não sou expert em formulas mais com certeza estarei trabalhando em cima disso e logo em breve venho trazer respostas.
      Com certeza é possível adicionar uma formula para a cada 5 anos sim, vou verificar as possibilidades. Aguarde por favor.
      Abraço.

      Excluir
  3. Agradeço desde já Eduardo... Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, hoje consegui a solução que me foi solicitada.
      Consegui fazer a formula funcionar, na verdade não foi eu e sim um amigo do Fórum do Baboo o DenysJr, que nos atendeu prontamente.
      Segue link com a planilha para vencimento a cada 5 anos com as indicações de 30, 60 e 90 dias de aviso.
      Segue link:
      https://drive.google.com/file/d/0BwKv58EjJf5gSkFsa2tPWV9fRmc/view?usp=sharing

      Seja sempre bem vinda ao nosso Blog.

      Excluir
  4. Prezado(a)s,

    Bastante interessante o site e materiais oferecidos.
    Especificamente quanto a planilha de Controle de Extintores, quando buscamos baixar, somos direcionados para uma encrenca de site que obriga cadastramento de nro de celular para recebimento de "ClubeSexy" ou algo assim.
    A meu ver isto denigre o excelente trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassio,
      seja sempre bem vindo ao Blog SNC.
      Agradeço pela informação dos ( Protetores de Link - Indesejáveis ) já fizemos a correção. Até onde testamos os downloads os mesmos não mais apresentaram protetor de link, sendo assim tudo já está limpo e pronto para uso.

      Esteja a vontade para pesquisar, comentar ou sugerir.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Reforço o Excelente trabalho ( agilidade, prontificação, disposição para compartilhar ) ...

      Parabéns.

      Testei e está ok !

      Excluir
  5. Boa tarde amigos Leitores,
    tenho recebido solicitações para baixar as planilhas. Não é para vocês terem problemas, por isso refiz os links, tendo no artigo quanto estes que seguem abaixo para facilitar o download do material em questão.

    Grande abraço!

    Clique Aqui par Baixar - Planilha Simples ( a cada 1 Ano )
    Clique Aqui para Baixar - Planilha Elaborada ( a cada 1 Ano e 5 Anos)

    ResponderExcluir
  6. Os extintores com carga de CO2 – Dióxido de Carbono devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado. Isso também está previsto na planilha? Diego aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego!
      obrigado por ler e comentar nosso blog. Seja sempre bem vindo.

      Na planilha em questão, não foi acrescido o campo para a variável de peso quanto para o CO2, mas a planilha pode ser editada.

      Obrigado pela dica.

      Excluir
  7. Estou gostando muito do blog, parabéns!
    Meu diretor comentou que está avaliando um software para esse controle. Vamos fazer a inspeção no celular e aí ele gera a planilha. Esse é o link se quiser dar uma olhada: http://www.produttivo.com.br/templates/consultoria-servicos/inspecao-extintores-de-incendio

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo!

Seu comentário é sempre bem vindo! Basta respeitar. Comente, opine, se expresse! Esse espaço é para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato. Ao comentar você concorda com nosso Termos de Uso

Espero que tenha gostado do Blog SNC!, Volte Sempre!

* Não aceitamos propagandas de outros sites/blogs nos comentários sem a prévia autorização*