Temos uma grande necessidade de manter nossos arquivos físicos sempre bem organizados, sejam eles planilhas, anotações, documentos, certificados ou mesmos as listas de presença dos treinamentos.

Pois é, manter organizado é realmente necessário, principalmente caso haja auditoria ou fiscalização e pensando nisso resolvi abordar esse tema: Lista de Presença de Treinamento.

Normalmente tenho visto que não estão dando a devida atenção a esse documento de tão grande importância que é a lista de presença de treinamento.

Normalmente as empresas fazem um cabeçalho simples com o logo da empresa o tema que será abordado e o nome do participante e um local para que o mesmo assine. Tudo certo? Não, não está tudo certo, devemos levar em consideração outros campos de grande importância a essas listas, pois quando passamos por auditoria ou mesmo fiscalização a falta desses campos serão cobradas.

Não adianta investir em treinamento e não poder provar que treinou, seja uma formação de Membros de Cipa ou Palestras de SIPAT ou Treinamentos como Brigada de Combate a Incêndio ou Trabalho em Altura, sempre teremos que provar. 

Para entender melhor irei listar os campos e explicar cada um deles:

  • Identificação da Empresa;

Logo e nome da empresa já são suficientes.

  • Tema do Treinamento;

Nesse campo colocamos qual será o Treinamento Ministrado e qual NR - Norma Regulamentadora, IT - Instrução Técnica, assim por diante. Aqui nesse campo pode ser Treinamento, DDS ou Palestra.

  • Data de Realização;

Aqui iremos colocar o dia da realização do treinamento, sempre que for mais que um dia providenciar nova lista.

  • Carga Horaria;

Temos treinamentos que nos tomam vários dias ministrando aula, dessa forma podemos evidenciar aqui a carga horaria aplicada naquele dia e posteriormente totalizaremos a carga horaria com  a somatória das horas de cada lista.

  • Nome do Instrutor;

É de fundamental importância saber quem ministrou o treinamento, sendo assim, aplica-se um campo para o nome do instrutor.

  • Registro de Classe do Instrutor;

Se já sabemos o nome do instrutor, também é importante sabermos sua formação ou qualificação, então aplicamos um campo onde podemos colocar um número de registro de classe como o Crea, Crm, Coren e assim por diante.

  • Número de Participantes;

Esse campo nos auxilia a saber a quantidade de pessoas que participaram do treinamento.

  • Nome dos Participantes;

Mome de quem estará participando do Treinamento, para posteriormente podermos fazer a emissão de sua certificação.

  • Documento de identificação do Participante;

Nesse campo temos que colocar o número de um documento que identifique essa pessoa na empresa, normalmente usamos o RG ou CPF mais pode ser usado também o Número da Matricula ou ID do funcionário.

  • Assinatura do Participante;

A assinatura do participante irá apontar que realmente ele compareceu ao treinamento.

  • Conteúdo Programático Ministrado;

Um dos campos mais importantes em toda a lista de presença, é esse o campo que mostra qual foram as instruções passadas, dessa forma podemos entender como foi esse treinamentos e também podemos ver se o que foi ministrado atende a necessidade da empresa.

  • Assinatura do Instrutor;

Aqui é onde o profissional que ministrou o treinamento assina, aqui ele mostra que concluiu o treinamento.

Precisamos de todos esses campos mesmo? Não é muita coisa?
Precisamos sim, e não são tantos campos, apenas são os necessários para que nossa lista de presença fique de acordo ao entendimento de quem a aditora ou fiscaliza, pois nela constará as mesmas informações que a certificação do participante.

Esse modelo de lista que estou disponibilizando para download grátis pode ser adaptado de acordo com a necessidade da empresa, sendo assim pode ser para Treinamento, Palestras, DDS ou Reuniões.