Tenho postado várias matérias disponibilizando Check List para várias atividades mas não tenho explicado o que realmente é uma Check List, sendo assim irei nesse artigo, dar informações mais detalhadas do que é uma Check List.

Então chega de enrolação e vamos ao que interessa. Boa leitura!

O que é Check List?
O próprio nome já diz - Check List ( Lista de Verificação ), a Check List é um instrumento de controle que engloba um conjunto de condutas, itens, nomes, tarefas, equipamentos, códigos e etc que devem ser seguidos ou lembrados.

Para que Serve?
A Check List é uma das maiores ferramentas utilizadas pela segurança do trabalho nas inspeções de segurança e procedimentos operacionais para garantir que nada faltará ou que está tudo em conformidade. Ela pode ser aplicada em inúmeras atividades diferentes.

Exemplo disso são as Check List de inspeção de Veículos que inspecionamos o funcionamento dos equipamentos, desgaste, lubrificação, componentes, fatores de segurança pré definidos e assim por diante.

Onde Devo Usar?
A Check List pode ser utilizada em basicamente tudo o que fazemos e com certeza muita gente utiliza e nem sabe que esse é seu nome, ela pode ser utilizada em:
  • Viagens;
  • Organização de Eventos;
  • Segurança do Trabalho;
  • Escritório;
  • Cozinha Industrial;
  • Organização de Tarefas como o 5S; e etc...

Enfim, onde quiser ela pode ser aplicada desde que seja adaptada para aquela tarefa, não é necessário que seja uma Lista complexa, pode sim ser uma Lista simples que aponte tudo aquilo que precisamos. Sem duvidas é uma das melhores ferramentas que temos para nos auxiliar no desenvolvimento de um trabalho organizado e seguro.

Segue link para ser direcionado para a página de Download, lá você encontrará muitos check list para baixar grátis. Aproveite. 

Download