Os procedimentos de Segurança de Bloqueio e Etiquetagem ( Lockout - Tagout ) tem intuito de prevenir acidentes de trabalho durante a execução de serviços de Manutenção em Maquinas e Equipamentos onde existe fontes de energias potencialmente perigosas como, Energia Elétrica, Pneumática, Hidráulica, Radioativa, Cinética, Residual, Mecânica ou Química.

A empresa deve possuir procedimentos de segurança e dispositivos apropriados para garantir a integridade de seus colaboradores a fim de isolar ou neutralizar as fontes de energia potencialmente perigosas.

Quando temos procedimentos específicos, dispositivos apropriados e treinamentos bem executados dificilmente teremos algum tipo de problema ou acidente envolvendo essa questão. Mas para isso o Empregador deve estar sempre um passo a frente nas decisões de implantação de procedimento de segurança.

"Lockout" descreve um processo em que os interruptores de alimentação, válvulas, alavancas, disjuntores, etc. são impedidos de entrar em operação. Durante este processo, os dispositivos de bloqueio são usados para cobrir os interruptores de alimentação, válvulas... e são protegidos com um cadeado.

"Tagout" refere-se à prática de etiquetar, deixar um sinal de aviso ou de perigo ou mesmo uma nota individual no interruptor de energia bloqueado, tais como os descritos acima.

Usando as duas técnicas em conjunto o colaborador não mais poderá ser capaz de religar a máquina, dessa forma não permitindo acesso as partes perigosas do equipamento que poderiam gerar danos graves e até mesmo a morte.

Devemos ter como equipamentos ou dispositivos de bloqueio e etiquetagem

Cadeados de Segurança; Trava de Segurança; Cartão de "Perigo"; Etiquetas; Cabos com cadeado entre outros.


Identificação e Cadeados

Caixa Trancado 


Kit completo de Bloqueio e Etiquetagem
               
Garra de Bloqueio


Garra e Cabo de Bloqueio


Leia a segunda parte desse artigo, acesse o link Lockout/Tagout-Bloqueio e Etiquetagem ( parte 2 )
artigo muito bom que complementa esse artigo aqui. Faça Download do material que disponibilizo lá também.               

Nós temos 6 passos para o LOTO - Lockout- Tagout

1.Preparativos para desligar;
2.Desligar o equipamento (painel);
3.Isolar o equipamento;
4.Bloquear (lacrar) e etiquetar;
5.Controlar a energia armazenada ou reativa;
6.Verificar se o equipamento esta desligado;

Cada um deles tem algo a nos dizer em relação a segurança, estarei deixando material para download grátis e nele consta todos os 6 passos e muito mais. Baixe a aula de Lockout- Tagout.


 Lockout Tagout


O Bloqueio e Etiquetagem vem de encontro com várias determinações de segurança de várias Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como NR10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, NR12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos ou na NR33 Saúde e Segurança nos Trabalhos em Espaços Confinados por exemplo. Apesar de que esse procedimento se aplica a todas as atividades de riscos potencial de energia, não somente para essas Normas Regulamentadoras citadas. 

Hoje em dia temos procedimentos e dispositivos de alta tecnologia, mais devemos lembrar que mesmo que tenhamos todos os procedimentos e dispositivos top do mercado de nada adianta se não houver a conscientização de nossos colaboradores.

Devemos lembrar que temos que refrescar a memória dos nosso colaboradores com:
DDS - Dialogo Diário de Segurança;
Treinamento aplicado a Bloqueio e Etiquetagem;
Fazer Liberação de Trabalho de Risco;

Em fim, devemos utilizar de todas as ferramentas disponíveis para garantira a saúde e segurança do nosso pessoal.

Segue vídeos que podem ser úteis na hora da conscientização do pessoal. ( 7 vídeos ).













Bons estudos!

Leia a segunda parte desse artigo, acesse o link Lockout/Tagout-Bloqueio e Etiquetagem ( parte 2 )
artigo muito bom que complementa esse artigo aqui. Faça Download do material que disponibilizo lá também. 

Fonte dos Vídeos
SafeQuarry's channel
https://www.youtube.com/channel/UCRZLbDoavI8oNnafhPb0Dlw