Aqui no blog, já escrevi sobre esse assunto, irei falar mais um pouquinho sobre ele, mais dessa vez irei falar um pouco sobre procedimentos.

Se você não viu o primeiro artigo, acesse o link Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem  e leia o artigo todo, faça o download grátis que disponibilizo, dessa forma você já terá um bom material referente a Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem. 




Hoje, aqui nesse artigo quero complementar o outro artigo e com isso deixar um material mais abrangente à quem se interessar. Sendo assim irei abordar a área de procedimentos escritos e sua aplicação na empresa para se ter o Bloqueio e a Etiquetagem feitos de forma correta.

Muitas empresa já aplicam procedimentos iguais a esse (Lockout - Tagout), mas ele pode ter outros nomes como: LOTO, LIBRA, Bloqueio etc. Na verdade o nome não importa muito, o que realmente importa é o procedimento de bloqueio e etiquetagem que deve ser utilizado de forma correta e documentada.

O Procedimento de Etiquetamento, Bloqueio e Testes deve sempre ser utilizado em conjunto com uma APR - Analise Preliminar de Risco, Check-List de Equipamentos ( EPI-EPC ) que deverão ser utilizados para o trabalho e o Cartão de Impedimento preenchido de forma correta.

Cartão de Bloqueio
O procedimento visa prevenir acidentes com pessoas ou equipamentos, evitando operações indevidas durante o processo de manutenção ou testes em equipamentos elétricos, mecânicos, pneumáticos e hidráulicos.

Central de Bloqueio

Todos os envolvidos na tarefa deverão estar identificados no procedimento de etiquetamento, bloqueio e testes ( Nome, Matricula, Assinatura ).


Multi Trava

Ao final do serviço, quando tudo estiver em ordem, o procedimento de etiquetamento, bloqueio e testes junto com a APR, Check-list e o cartão de Impedimento utilizado, deverão ser entregues ao departamento de segurança do trabalho a fim de ser arquivado junto do prontuario do serviço realizado.

O cartão de Impedimento é uma ferramenta a mais para ser utilizada a fim de garantir a saúde e integridade dos trabalhadores.


Se você não viu o primeiro artigo, acesse o link Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem  e leia o artigo todo, faça o download grátis que disponibilizo, dessa forma você já terá um bom material referente a Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem.




O cartão de impedimento deverá ser fixado de maneira segura, em caixas de fusíveis, válvulas, tanques, máquinas, painéis, etc.

Só poderá ser retirado após a anotação do término da operação, pelo responsável pela interdição.

A liberação em outros turnos somente poderá ocorrer, se o responsável do outro turno estiver convicto da existência de condições de segurança para o desimpedimento.

A violação do cartão de impedimento implicará em punição nos termos da lei.

Quando se der o termino dos trabalhos, o cartão juntamente com os demais documentos deverão ser entregues à segurança do trabalho por um de período mínimo de cinco ( 05 ) dias, para possíveis averiguações. Após esse período, arquivamento no prontuario do serviço.

Cofre ou Caixa de Bloqueio

Devo lembrar que para cada atividade voltada a esses serviços, devemos nos atentar para o treinamento que esse pessoal deve receber, que devem ser:

  • Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem;
  • NR10 - Básico;
  • NR10 - Sep;
  • NR12 - Maquinas e Equipamentos;
  • NR33 - Segurança em Espaços Confinados;
  • NR35 - Segurança nos Trabalhos em Altura;

e qualquer outro que se faça necessário dentro da atividade a ser desempenhada.

Vou deixar logo a baixo material para Download Grátis, estou deixando um material de cartão de bloqueio e uma APR.

 Cartão Bloqueio e APR

[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]

Se você não viu o primeiro artigo, acesse o link Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem  e leia o artigo todo, faça o download grátis que disponibilizo, dessa forma você já terá um bom material referente a Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem.

Bons estudos!