4 de março de 2017

Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem ( parte 2 )



Aqui no blog, já escrevi sobre esse assunto, irei falar mais um pouquinho sobre ele, mais dessa vez irei falar um pouco sobre procedimentos.

Se você não viu o primeiro artigo, acesse o link Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem  e leia o artigo todo, faça o download grátis que disponibilizo, dessa forma você já terá um bom material referente a Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem. 




Hoje, aqui nesse artigo quero complementar o outro artigo e com isso deixar um material mais abrangente à quem se interessar. Sendo assim irei abordar a área de procedimentos escritos e sua aplicação na empresa para se ter o Bloqueio e a Etiquetagem feitos de forma correta.

Muitas empresa já aplicam procedimentos iguais a esse (Lockout - Tagout), mas ele pode ter outros nomes como: LOTO, LIBRA, Bloqueio etc. Na verdade o nome não importa muito, o que realmente importa é o procedimento de bloqueio e etiquetagem que deve ser utilizado de forma correta e documentada.

O Procedimento de Etiquetamento, Bloqueio e Testes deve sempre ser utilizado em conjunto com uma APR - Analise Preliminar de Risco, Check-List de Equipamentos ( EPI-EPC ) que deverão ser utilizados para o trabalho e o Cartão de Impedimento preenchido de forma correta.

Cartão de Bloqueio
O procedimento visa prevenir acidentes com pessoas ou equipamentos, evitando operações indevidas durante o processo de manutenção ou testes em equipamentos elétricos, mecânicos, pneumáticos e hidráulicos.

Central de Bloqueio

Todos os envolvidos na tarefa deverão estar identificados no procedimento de etiquetamento, bloqueio e testes ( Nome, Matricula, Assinatura ).


Multi Trava

Ao final do serviço, quando tudo estiver em ordem, o procedimento de etiquetamento, bloqueio e testes junto com a APR, Check-list e o cartão de Impedimento utilizado, deverão ser entregues ao departamento de segurança do trabalho a fim de ser arquivado junto do prontuario do serviço realizado.

O cartão de Impedimento é uma ferramenta a mais para ser utilizada a fim de garantir a saúde e integridade dos trabalhadores.


Se você não viu o primeiro artigo, acesse o link Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem  e leia o artigo todo, faça o download grátis que disponibilizo, dessa forma você já terá um bom material referente a Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem.




O cartão de impedimento deverá ser fixado de maneira segura, em caixas de fusíveis, válvulas, tanques, máquinas, painéis, etc.

Só poderá ser retirado após a anotação do término da operação, pelo responsável pela interdição.

A liberação em outros turnos somente poderá ocorrer, se o responsável do outro turno estiver convicto da existência de condições de segurança para o desimpedimento.

A violação do cartão de impedimento implicará em punição nos termos da lei.

Quando se der o termino dos trabalhos, o cartão juntamente com os demais documentos deverão ser entregues à segurança do trabalho por um de período mínimo de cinco ( 05 ) dias, para possíveis averiguações. Após esse período, arquivamento no prontuario do serviço.

Cofre ou Caixa de Bloqueio

Devo lembrar que para cada atividade voltada a esses serviços, devemos nos atentar para o treinamento que esse pessoal deve receber, que devem ser:

  • Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem;
  • NR10 - Básico;
  • NR10 - Sep;
  • NR12 - Maquinas e Equipamentos;
  • NR33 - Segurança em Espaços Confinados;
  • NR35 - Segurança nos Trabalhos em Altura;

e qualquer outro que se faça necessário dentro da atividade a ser desempenhada.

Vou deixar logo a baixo material para Download Grátis, estou deixando um material de cartão de bloqueio e uma APR.

 Cartão Bloqueio e APR

[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]

Se você não viu o primeiro artigo, acesse o link Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem  e leia o artigo todo, faça o download grátis que disponibilizo, dessa forma você já terá um bom material referente a Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem.

Bons estudos!

  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •              Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF   

5 comentários:

  1. Material de fácil compreensão, gostei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edwilson,
      seja sempre bem vindo ao Blog. Obrigado por Ler e Comentar.
      Não perca a primeira parte desse artigo caso não tenha lido, Lockout / Tagout- Bloqueio e Etiquetagem é só clicar no link que você será direcionado.

      grande abraço!

      Excluir
  2. nao tem um modelo de Apr pra dar direção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, seja bem vindo!
      No download do artigo eu deixei uma APR para auxiliar nos serviços, basta fazer o download e preencher conforme trabalho a ser executado.

      abraço!

      Excluir

Seja Bem Vindo!

Seu comentário é sempre bem vindo! Basta respeitar. Comente, opine, se expresse! Esse espaço é para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato. Ao comentar você concorda com nosso Termos de Uso

Espero que tenha gostado do Blog SNC!, Volte Sempre!

* Não aceitamos propagandas de outros sites/blogs nos comentários sem a prévia autorização*