O que é?  Onde encontro? Quais os Riscos?

Pois bem essas são algumas das perguntas mais comuns quando nos deparamos com um espaço confinado.

Realmente não é uma tarefa fácil trabalhar em um espaço confinado e muito menos ser responsável por uma liberação de trabalho. Sendo assim vou passar algumas informações pertinentes a esses locais de grande risco - Lembrando que para quem já tem vivencia em indústrias isso não é um assunto novo, mas temos muitas empresas que desconhecem ou "fazem de conta" que não sabem da existência desses locais e não aplicam seus dispositivos e ferramentas de segurança para garantir a integridade de seus colaboradores.

O que é Espaço Confinado?

Local não projetado para permanência humana continua, com restrições de entrada e saída e ventilação insuficiente para remoção de contaminantes que possam existir ou se desenvolver.

Onde encontro o tal Espaço Confinado?

Hoje em dia todo ramo de atividade já possui espaços confinados, seja eles para guardar alguma coisa ou equipamento ou mesmo como porões ou maquinários.

Eles estão em:

Indústria de Papel e Celulose, Indústria Gráfica, Indústria Alimentícia, Indústria da Borracha de Couro e Têxtil, Indústria Naval e Operações  Marítimas, Indústrias Químicas e Petroquímicas, Construção Civil, Agua e Esgoto, Telefonia entre outros.

Quais os Risco?

Os riscos nos espaços confinados sempre se potencializam devido estarem sempre bem concentrados. Temos todos os tipos de riscos nesses locais e é de grande importância executar uma APR - Analise Preliminar de Risco para identificar, quantificar e mitigar ou neutralizar os mesmo.

Riscos mais comuns
  • Risco de Atmosferas IPVS - Imediatamente Perigosa a Vida e Saúde ( Inflamáveis, Explosivas, Tóxicas );
  • Poeiras Combustíveis ( em cilos de grãos );
  • Intoxicação;
  • Asfixia;
  • Infecções por agentes biológicos;
  • Afogamentos;
  • Soterramentos;
  • Quedas;
  • Aprisionamento;
  • Engolfamento;
  • Choques elétricos entre outros que são decorrentes das planta de trabalho.

Pelo mesmo devemos fazer as medições ambientais sempre com grande critério de responsabilidade e seriedade.
Devido à densidade dos gases devemos fazer varias medições atmosféricas para garantir a qualidade do ar que os trabalhadores irão respirar.

Sendo que:

O potencial de risco na atmosfera, possui atmosfera com deficiência de O² (menos de 19,5%) ou excessos de O² (mais de 22%).
Como sabemos o mínimo permissível para a respiração segura é de 19,5% de O². Teores abaixo deste podem causar problemas de descoordenação (15 a 19%), respiração difícil (12 a 14%), respiração bem fraca (10 a 12%), falhas mentais, inconsciência, náuseas e vômitos (8 a 10%), morte após 8 minutos (6 a 8%) e coma em 40 segundos (4 a 6%).
Lembramos que os gases considerados asfixiantes simples, deslocam o oxigênio e, por consequência tornam o ambiente impróprio e perigoso para a respiração. Dessa forma, antes de entrarmos no interior do espaço confinado devemos monitorá-lo e garantirmos a presença de oxigênio em concentrações na faixa de 19,5 e 22%.

Quais as Medidas de Segurança ou Medidas de Controle a Empresa deve tomar antes de uma entrada em Espaços Confinados?

Para que exista segurança realmente nos trabalhos em espaços confinados deve-se ter uma gestão de segurança em espaços confinados e para isso precisamos de:
  • Plano de Gestão de Espaços Confinados;
  • Procedimento de Entrada Segura em Espaços Confinados;
  • PET - Permissão de Entrada e Trabalho em Espaço Confinado;
  • APR - Analise Preliminar de Risco;
  • Plano de Resgate;
  • Treinamento adequado para ( Trabalhador Autorizado e Vigia de Espaço Confinado, Supervisor de Entrada de Espaços Confinados e Equipe de Resgate de Espaços Confinados );
    Sinalização de Segurança adequada a Espaços Confinados;
  • Treinamento adequado de Primeiros Socorros e Resgate em Locais Confinados;
  • Treinamento adequado de Combate a Incêndio em Locais Confinados;
  • Treinamento adequado em Produtos Perigosos, Proteção respiratória entre outros.
  • Equipamentos de Proteção Individual adequados ( capacetes, botas, luvas, óculos etc...);
  • Equipamentos de Proteção Coletiva adequados ( Escadas apropriadas, guarda corpo, Sistema de alarme e emergência, etc...);
  • Equipamentos de Monitoramento ( Multigas, Oxímetro, Explosimetro etc... );
  • Equipamentos para Entrada Segura ( Equipamentos de Proteção Respiratória ( EPR ), Sistema de Ar Mandado com Compressor, Mascaras de Fuga e escape, Cabos guia - Linha de Vida, Cinto de Segurança, Talabarte, Trava Quedas, Insuflador e exaustor de ar, etc...);
  • Equipamentos de Resgate ( Tripé de Resgate ou Monopé, Prancha Rígida e Maca Envelope, Kit completo para Primeiros Socorros, Cordas, mosquetes, Fitas de ancoragem, polias simples e duplas, etc...);
  • Equipamentos Intrínseco ( Lanternas e rádios comunicadores a prova de explosão e monitoradores de ambiente blindados, ( Ex-i e EX-d ) etc... ); 

 


Enfim, a lista ainda pode crescer bastante, pois tudo o que está aqui se aplica aos trabalhos em espaços confinados e então cada empresa deve se adequar com o que lhe é conveniente.

Sinalização de Segurança e Advertência

A sinalização de advertência para Espaços confinados é muito importante, deve ser aplicada a todos os espaços confinados depois de se fazer a gestão onde iremos catalogar cada espaço confinado da empresa com sua medida, riscos, medidas de controle, rastreabilidade e sinalização adequada.

 

Mas nada disso será tão bem aproveitado se não houver capacitação daqueles que forem desempenhar as atividades, sejam eles: Engenheiros, Técnicos de Segurança, Gerente, líder de Área ou o próprio trabalhador.

É necessário que seja feito os treinamentos pertinentes a NR33 que são:

Trabalhador Autorizado e Vigia de Espaço Confinado;
Supervisor de Entrada em Espaço Confinado;
Equipe de Regaste em Espaço Confinado;  cada um tem sua carga horária distinta e deve ser seguida a risca, esses treinamentos capacitam o trabalhador a reconhecer e controlar os riscos, interpretar e preencher uma PET e também  a atender a emergências em espaços confinados.


Vou deixar aqui o link para Download Grátis de um Pack com alguns arquivos relacionados a Gestão de Espaços Confinados.

Programa de Gestão de Espaços Confinados;
Procedimento Segurança do Trabalho para Área Confinada;
PET Espaço Confinado;
ART e Permissão de Trabalho.

pack



Segue 2 vídeos para melhor entendimento






Bom, assunto de Espaço Confinado é bem extenso, vamos deixar para falar dele em outro artigo.
Caso tenha gostado e deseja saber mais, deixei seu comentário.

Bons Estudos!

Fonte dos Vídeos - Sesi Projeto Série 100% Seguro
 
ABNT Espaços Confinados:
NBR 14606 - Postos de Serviço - Entrada em Espaço Confinado;
NBR 14787 - Espaço Confinado - Prevenção de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteção.
NR Espaço Confinado
NR33 - Saúde e Segurança nos Espaços Confinados.