Os containers marítimos nos auxiliam muito, quando precisamos mudar o layout da empresa e melhorar nosso maquinário ou aumentar a produção, normalmente adicionamos maquinas novas e essas maquinas são geralmente importadas, sendo assim tem que ser transportadas em container marítimo e assim chegam até o porto e do porto até a empresa.

Esses containers também são muito usados nos canteiros de obras, como escritório, onde são equipados com bebedouro e ar condicionado, servem também como almoxarifado, vestiários e banheiros daí o nome habitabilidade em container e para que os container marítimos possam entrar na empresa ou ser utilizado no canteiro de obras nós devemos ter o Laudo de Habitabilidade de Container.

Vou detalhar um pouquinho sobre esse Laudo, falar do seu objetivo e dos agentes de riscos que são avaliados. Lembrando que esse é mais um dos tantos laudos que nós aqui do  Alpha Seg Treinamentos em Segurança do Trabalho elaboramos.



Objetivo

A elaboração do Laudo Técnico de Habitabilidade para Contêineres Marítimo (certificando a ausência de Riscos Físicos, Químicos e Biológicos), conforme Portaria n° 30, baixada pelo MTE em 13/12/00, que acrescenta o item da NR 18.4.1.3.2 como segue:

“18.4.1.3.2 Tratando-se de adaptação de contêineres, originalmente utilizados no transporte ou acondicionamento de cargas, deverá ser mantido no canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico elaborado por profissional legalmente habilitado, relativo à ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com a identificação da empresa responsável pela adaptação.”


Agentes Avaliados e Metodologia Empregada

Para cada agente a ser avaliado empregaremos a metodologia mais apropriada, sempre com o intuito de atender às regulamentações atualmente em vigor, ou seja, os Anexos da NR 15 da Portaria 3214/78 e alterações, baixadas pelo MTE, além dos órgãos internacionais de pesquisa e normalização de saúde e segurança do trabalho, higiene ocupacional e ambiental.


Agentes Físicos

Conforme o item da norma regulamentadora supracitada será avaliado o agente radiação ionizante com a utilização de radiômetro digital calibrado para as ondas alfa, beta e gama.
Os resultados serão planilhados e comparados com os limites de tolerância nacionais e internacionais responsáveis pelo assunto (como exemplo, CNEN e ACGIH).


Agentes Químicos e Biológicos

Para os agentes químicos e biológicos serão realizadas avaliações qualitativas, com o intuito de se verificar a existência ou não de resíduos químicos ou biológicos que por ventura possam vir a comprometer a saúde e a segurança de futuros ocupantes.

Para a realização desta inspeção, pode ser necessária, a pedido do perito, a abertura de algum compartimento para que se tenha acesso para melhor visualização. Este processo pode ser, em alguns casos, destrutivo, ficando a cargo da empresa contratante os meios para se efetuar estas aberturas e o custo para reparo.

A critério do perito, podem ser solicitas avaliações quantitativas de agentes potencialmente prejudiciais à saúde, tanto químico quanto biológico, cujo custo ficará a cargo da empresa contratante. Além do que, caso estas avaliações sejam necessárias, o Laudo de Liberação só será emitido após o recebimento destes resultados.

Após todas essa elaboração e avaliações feitas, deve-se montar o laudo e recolher ART - Anotação de Responsabilidade Técnica ( Laudo esse que o Engenheiro de Segurança do Trabalho deve fazer ) aí sim poderemos afirmar se existia ou não alguns dos riscos como Radiações Ionizantes ou Riscos Químicos e Biológicos.

Bons Estudos!