Em nenhuma hipótese deve-se permanecer embaixo de cargas suspensas.
Por mais segura que seja uma operação de levantamento de cargas existe sempre a possibilidade de alguma falha.

As cargas deverão ser erguidas sempre no plano vertical, sem "arrastes" e, o seu direcionamento deverá ser feito por meio de cordas guia(tag lines), proibindo-se o uso direto das mãos para proporcionar estabilização e/ou direção tão pouco será permitido que as cargas circulem sobre as pessoas.

Durante o levantamento de cargas deverá ser feito um isolamento da área de ação da lança do guindaste e este isolamento deverá ser respeitado obrigatoriamente.

Os locais onde as cargas permanecerão provisoriamente deve ser adequado a força peso que será exigida. Nesses casos, deverá ser providenciado berços apropriados, dormentes ou outros recursos que garantam a disposição segura da carga.

A operação de máquinas de carga é de atribuição de profissional habilitado e credenciado pela empresa mediante treinamento específico e avaliação médica compatível, sendo que o acesso desses equipamentos e sua operação em áreas industriais, deverá ser autorizada por Permissão de Trabalho.

Peças e equipamentos somente poderão ser transportadas até os locais de trabalho em caminhões apropriados, com a carga solidamente amarrada a carroceria. O arranjo físico da área deve permitir a circulação desembaraçada de pessoas e equipamentos. A carga que ultrapassar as dimensões da carroceria deverá ser sinalizada com bandeiras vermelhas.

É expressamente proibido o uso de cordas para a movimentação de materiais. Os cabos, correntes, laços, cintas, estropos, moitões e polias deverão Ter inspeção periódica garantida e as peças danificadas devem ser consertadas imediatamente, caso não seja possível o conserto, esses equipamentos deverão ser descartados.

O transporte de materiais executado por meio de carrinhos, deverá atender todas as orientações anteriormente citadas. Deve-se ainda buscar manobrá-los de forma a evitar lombalgias e que as rodas venham a ferir os pés dos usuários.

"Respeite estas regras, não cometa nem permita negligências!"

[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]