Muitos de nós com certeza alguma vez já foi trabalhar utilizando o ônibus fornecido pela empresa, não é!? Pois bem, nessa postagem vou tratar sobre isso, ônibus, ou melhor inspeção preventiva em ônibus terceirizado.

Toda empresa que possui o serviço de transporte para o funcionário deve ter também um procedimento de inspeção preventiva, isso se aplica aos veículos próprios ou terceirizados. Ele deverá ser aplicado para garantir a segurança e conforto das pessoas que utilizarem do serviço.

Também deve ter um setor da empresa que ficará responsável pelas inspeções, algumas empresas deixam essa responsabilidade com o setor de manutenção que agenda datas para realização das inspeções e que também já tem tudo a ver com inspeção, pois já faz parte das atividades desempenhas por esse setor. Porém outras deixam aos encargos dos técnicos de segurança. Independente de qual setor fique responsável o importante é acontecer a inspeção, essa inspeção utiliza um check list simples mas que aponta qualquer irregularidade no veículo.

Falando de inspeção me surgiu algumas duvidas que gostaria de compartilhar com vocês:

1. O que é Inspeção Preventiva Veicular?
É a verificação das condições de manutenção, conservação e segurança dos veículos da frota de ônibus, carros, motos ou caminhões.

2. Por que devo inspecionar?
Devemos fazer a inspeção para garantir que nossa frota esteja sempre em condições seguras e ambientalmente corretas para uso, reduzindo assim a quantidade de falhas e acidentes nas vias.

3. Quais veículos devem ser inspecionados?
Todos aqueles que fazem o transporte de funcionários e diretoria da empresa.

4. O que devemos avaliar nos veículos?
Deve ser avaliado a Segurança, Acessibilidade, Conservação.

5. Com qual frequência devo fazer a inspeção?
Essa inspeção deve ser feita conforte demanda de trabalho, podemos optar por fazer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.


Bom, com as duvidas sanadas agora vamos falar do Check List para a nossa inspeção. Vou explanar os campos para termos uma ideia.


1 - Dados gerais - Aqui iremos colher informações como o Nome do Condutor, a Turma de trabalho e Dados do Veículo.

2 - Parte Elétrica - Verificar tudo desde a buzina até a luz da placa traseira.

3 - Parte Mecânica - Verifica as condições mecânicas gerais do veículo da direção ao escapamento.

4 - Acessórios Obrigatórios - Vamos verificar todos os acessórios desse veículo desde o para brisas até a placa de regulamentação do Detran.

5 - Segurança Geral - Aqui temos que verificar cada item de segurança instalado no veiculo, desde dos cintos de segurança até o toldo lateral se o mesmo possuir.

6 - Documentos do Veículo - Checar toda documentação obrigatório do veículo a fim de manter esse veículo dentro dos quesitos de lei.

7 - Condições de Acesso - Verificação nas escadas, rampas, elevadores e corrimão que os veículos possuam a fim de garantir mais segurança aos usuários.

8 - Conservação Geral do Veículo - A conservação dos veículos também é quesito importante, um posto de trabalha maus organizado e sujo não pode ser considerado adequado.

9 - Legenda para o Check List - Aqui possuímos a legenda que nos auxiliar na realização da inspeção.
Ok – Em Ordem;   
A – Aceitável; 
R – Ruim (precisa de manutenção);  
N – Não Aceitável  (consertar urgente);

10 - Previsão para próxima inspeção - Nesse campo que iremos agendar a próxima inspeção.

11 - Assinaturas -  Aqui damos ciência da inspeção realizada, todos assinam e o check List vai para o prontuário do veiculo.


Segue Check List para Download grátis, espero que seja útil.

Check List

Lembrete: Devemos lembrar de verificar a questão de poluição gerada pelos nossos veículos, lembre-se de fazer a checagem da fumaça negra, aqui no blog tem material relacionado.