DDS – Diálogo Diário de Segurança que constitui basicamente na reserva de um pequeno espaço de tempo, recomendado antes do inicio das atividades diárias na empresa e com duração de 5 a 15 minutos, para a discussão e instruções básicas de assuntos ligados à segurança no trabalho que devem ser utilizadas e praticadas por todos os participantes.

O DDS é uma ferramenta muito utilizada pelos técnicos de segurança e está sendo utilizada por outros profissionais que também são preocupados com a segurança na empresa.

Ele serve como uma medida preventiva no ambiente de trabalho. Serve como medida de conscientização para todas as áreas, atividades e funções dentro da empresa.

Devem ser utilizados temas diversos e voltados para a realidade da empresa, voltado para uma situação que se deseja corrigir.

Registre por meio de lista de presença com conteúdo programático o DDS, esse registro é necessário para que se tenha controle dos temas abordados e da abrangência do dialogo.

Lembre-se que o DDS é Dialoga Diário de Segurança e não uma reunião aberta à discussões, caso permita que os colaboradores comecem a discutir o tema, provavelmente você perderá o controle do DDS.  

A NR34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval   tráz uma indicação de que devemos aplicar o DDS.
Item 34.2.1 - alínea e:
e) realizar, antes do início das atividades operacionais, Diálogo Diário de Segurança - DDS, contemplando as atividades que serão desenvolvidas, o processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteção, consignando o tema tratado em um documento, rubricado pelos participantes e arquivado, juntamente com a lista de presença;"

"Sem duvidas, o DDS é a ferramenta mais importante na integração diária dos colaboradores, orientando sobre procedimentos de forma correta."


[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ]