19 de fevereiro de 2017

Não use o Celular enquanto dirige



É grande número de acidentes causados por condutores que se utilizam de celulares ao volante. Tenho recebido bastante solicitação de palestras de conscientização sobre esse tema para empresas de logística, transportadoras, sucroalcooleiras e de transporte de passageiros. ( Sim, transporte de passageiros.)

Assista ao vídeo e deixe seu comentário a respeito. 


Não use o celular no trânsito.

Esse tema, sim é, relacionado a segurança do trabalho. Pois afeta a integridade e saúde de varias pessoas e aquelas que desenvolvem atividade remunerada, isto é, trabalham para alguma empresa conduzindo seus caminhões, ônibus, vans ou carros.

PRF/Divulgação Campanha
da Polícia Rodoviária Federal pretende reduzir uso de celular por motoristas e pedestres.


Nós da segurança do trabalho devemos encontrar a melhor forma de gerar a conscientização desse funcionários para que de alguma forma possamos reduzir os acidentes causados por esse tipo de negligencia.

Quando o condutor olha para a tela do seu celular, dura em média 23 segundos. Isso quer dizer, que se o veículo estiver a uma velocidade de 60km  por hora, esse condutor terá percorrido cerca de 380 metros sem prestar atenção na via.



Se o veículo estiver a 100km por hora, serão cerca de 640 metros sem prestar atenção na via. Em veículos mais pesados como caminhões e ônibus por exemplo, essa atitude aumenta em 23 vezes o risco de se gerar um acidente.


Estudos apontam que 1 em cada 3 acidentes que acontecem no Brasil são devido ao uso incorreto do aparelho celular, ou seja, a melhor prevenção é o bom senso. Jamais deve-se admitir ao condutores falar ao telefone ou checar mensagens enquanto dirige. 

Para o NHTSA, o departamento de trânsito dos Estados Unidos, usar dispositivos móveis enquanto dirige pode aumentar em até 400% o risco de acidente. De acordo com especialistas, é um risco muito maior que se o motorista estiver embriagado.

O tempo necessário só para pegar o celular e conferir o número de quem está chamando é de 4,5 segundos. Para reagir diante de um imprevisto no caminho com uma freada, o motorista leva 2,5 segundos se o veículo estiver a 100 quilômetros por hora, sendo 1,5 segundos para perceber o obstáculo e 1 segundo para começar a executar a reação. Os dados são da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo.



Então entendemos que se perde um tempo precioso visualizando quem chama e não prestando atenção na via.

Pense nos outros! Os acidentes de trânsito geralmente envolvem terceiros. A irresponsabilidade de não cumprir com a lei pode acabar prejudicando pessoas que não tem nada a ver com a sua negligência ao volante.

Hoje, se você for autuado usando o celular enquanto dirige, será considerado infração gravíssima.
Vale notar que o uso de celular não inclui apenas falar ao telefone, mas também usar smartphones para enviar mensagens em apps como WhatsApp e Facebook, tirar fotos, entre outras coisas.

Pense na vida das outras pessoas!


[ Se esse artigo foi útil para você, comente e compartilhe. Isso faz com que outras pessoas  compreendam melhor o assunto e também expressem suas opinião. ] 

Bons estudos!


  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •              Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF   

0 comentários:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo!

Seu comentário é sempre bem vindo! Basta respeitar. Comente, opine, se expresse! Esse espaço é para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato. Ao comentar você concorda com nosso Termos de Uso

Espero que tenha gostado do Blog SNC!, Volte Sempre!

* Não aceitamos propagandas de outros sites/blogs nos comentários sem a prévia autorização*